Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Cinema: 10 filmes para quem sonha em ser médico

O período de folga da faculdade é perfeito para juntar os amigos para aquela sessão de cinema em casa
Por: Paula Brasileiro 20/06/2017 - 12:00 - Atualizado em: 20/06/2017 - 12:00
Foto: Divulgação
Mãos Talentosas é um dos títulos sobre medicina
Que tal aproveitar as férias para pensar no seu curso de uma maneira diferente? O cinema é uma ótima maneira de se fazer isso com aquelas produções que abordam o universo da profissão que você escolheu para a vida. Confira uma lista de 10 filmes sobre medicina para inspirar os futuros médicos.  
 
- Um golpe do destino
 
Um médico bem sucedido precisa repensar o significado de seu próprio ofício após ser diagnosticado com câncer. Ao ilustrar sua busca por hospitais  e tratamentos, o filme discute a importância da relação médico-paciente e da humanização do exercício da medicina. 
 
- A pele que habito
 
Um cirurgião plástico especialista em criação de peles artificiais se envolve em uma trama obscura ao redor de um experimento motivado por uma vingança obsessiva. O filme é dirigido por Pedro Almodóvar e conta, no elenco, com Antonio Banderas, Elena Anaya e Marisa Paredes. 
 
- Patch Adams - O amor é contagioso
 
Outro filme que debate a humanização em torno do ofício dos médicos. Robin Williams é Hunter Adams, que após tentar o suicídio é internado numa clínica psiquiátrica onde descobre o desejo de trabalhar com medicina. Após sua alta, ele ingressa na faculdade e surpreende a todos com seus métodos pouco convencionais de cuidar dos pacientes. 
 
- Tempo de despertar
 
Um neurologista revoluciona o tratamento de pacientes psiquiátricos após um experimento com a substância L-DOPA. Retrata um profissional que trabalha com amor e consideração aos seus pacientes. O elenco traz grandes nomes do cinema como Robert De Niro, Robin Williams, Vin Diesel e John Heard.  
 
- Mãos talentosas
 
O filme conta a história real de Ben Carson, um menino pobre que supera os desafios de uma vida difícil e se torna um neurocirurgião reconhecido mundialmente. Estrelado por Cuba Gooding Jr.
 
- Quase deuses
 
Também baseado numa história verídica, a de Thomas Vivien, um marceneiro que sonhava em ser médico e revolucionou o campo da cirurgia cardíaca. Ao conseguir trabalho como assistente de um médico que desenvolvia pesquisas nesta área, Alfred Blalock, Vivien desenvolve suas habilidades com extrema inteligência e ajuda o Dr. Blalock a salvar a vida de várias crianças. A dupla realizou a primeira cirurgia de coração da história. 
 
- E a vida continua 
 
Este drama documental conta a história de uma das maiores epidemias do século 20, a Aids. Mostra como um grupo de médicos, com uma pesquisa independente, ao longo de percalços e alguns problemas, conseguiu identificar o vírus transmissor da doença. 
 
- Sicko - S.O.S Saúde
 
Com um título bem sugestivo - 'Sicko' vem do termo 'sick', que em inglês significa doente - o documentário fala sobre o deficiente sistema de saúde americano. Também faz um paralelo com outros países onde a saúde funciona de forma eficiente como Cuba e o Canadá. 
 
- The english surgeon
 
Mais um documentário. Este retrata a vida do neurocirurgião inglês Henry Marsh em um hospital ucraniano e sua luta contra a burocracia para tratar pacientes com tumor cerebral. 
 
- Contágio
 
Um vírus altamente letal, ainda desconhecido, se espalha rapidamente causando pânico na população. A comunidade médica mundial precisa iniciar, imediatamente, uma corrida para encontrar a cura para a nova doença enquanto a sociedade luta para sobreviver. O elenco traz quatro vencedores do Oscar - Marion Cotillard, Matt Damon, Gwyneth Paltrow e Kate Winslet - e três indicados - Laurence Fishburne, Jude Law e John Hawkes. 

Comentários