
O Direito é uma das carreiras mais tradicionais e procuradas no Brasil. Além do tradicionalismo, o que atrai muitos estudantes para o curso é o grande número de possibilidades para seus futuros profissionais. Além dos ramos mais 'comuns', como civil, tributário, trabalhista e previdenciário, outros segmentos do direito tem despertado o interesse dos que aspiram uma carreira nesta área. Conheça algumas delas.
Direito Ambiental
É voltado à proteção jurídica do meio ambiente. O objetivo desse ramo do direito é proteger a conservação ambiental através da análise da lei frente ao comportamento humano. Além disso, também trata de temas como a relação entre o desenvolvimento econômico e a salvaguarda socioambiental até questões como formas de se pensar o Estado, o direito às cidades sustentáveis e a melhoria no dia a dia das populações.
Direito Esportivo
Trata das relações jurídicas existentes nas atividades desportivas e nos interesses de atletas, clubes e federações. A peculiaridade desta área e que ela funciona por conta própria, tendo seus próprios tribunais, advogados e procedimentos. Entretanto, não é um ramo independente pois está intimamente relacionado a outros ramos do direito dos quais acaba retirando algumas normas para a solução de determinados conflitos.
Direito da Tecnologia da Informação
Também chamada de Direito Digital e Direito da Informática, esta área não possui os elementos necessários para ser considerada um ramo autônomo do direito. Trata-se de uma releitura do direito tradicional sob a ótica dos impactos e reflexos que o avanço da tecnologia vem causando na sociedade. Seu objetivo é regulamentar as relações sociais ocorridas no âmbito da tecnologia e tratar questões como propriedade intelectual, nomes de domínio, publicação de conteúdos indevidos e softwares, entre outros.
Direito das coisas
Regula os direitos de posse e propriedade dos bens móveis e imóveis, bem como as formas pelas quais esses direitos podem ser transmitidos.Trata de questões como penhor, hipoteca, usufruto e habitação, entre outros.
Direito internacional
Cuida dos tratados internacionais que estabelecem as relações entre os países e auxilia na regulação das relações externas. Pode ser público - buscando analisar as relações entre Estados e regularizar possíveis conflitos entre eles - e privado - indicando qual lei será utilizada para estabelecer relações entre indivíduos de países diferentes.
Boas opções, não é mesmo? Conta pra gente qual área do Direito te interessa mais.
Comentários