Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Cinco dicas para deixar sua memória em forma

Anda esquecido? Preparamos algumas dicas para você exercitar sua memória e não esquecer mais nada
Por: Paula Brasileiro 04/05/2017 - 12:15 - Atualizado em: 26/06/2017 - 09:23
Sua mente pode funcionar melhor com a aplicação de práticas simples
Sua mente pode funcionar melhor com a aplicação de práticas simples

Você anda esquecendo nomes, números de telefones ou informações importantes? Sabia que é possível treinar a sua memória para fazer um melhor uso dela? Assim como o resto do corpo, o cérebro também precisa de exercícios e, em qualquer momento da vida, é possível trabalhar para que o seu funcionamento seja otimizado. Estimulando a sua mente você retarda o declínio cognitivo que ocorre com o passar dos anos. Confira estas dicas para manter sua mente em forma e a memória funcionando.

Inscreva-se no vestibular!

Criar imagens

Associar as coisas a imagens pode te ajudar a memorizar informações. O cérebro lida melhor com imagens do que com dados abstratos. Basta relacionar imagens, que inclusive podem ser criações próprias da sua imaginação, aquilo que se deseja memorizar. Ao criar uma representação forte o bastante o cérebro estará mais apto a armazenar aquela informação.

Ginástica mental

O cérebro precisa de exercícios para se manter ativo e com bom funcionamento. Você pode escolher entre atividades como palavras-cruzadas, aulas de um novo idioma ou qualquer outra coisa que estimule o raciocínio. A atividade intelectual melhora a memória e as funções cerebrais.

Compartimentar o cérebro

O seu cérebro pode ser organizado como uma grande escrivaninha cheia de gavetas. Armazenar as informações - e as imagens citadas anteriormente - em cada uma delas, te ajuda a organizar os dados e acessá-los de maneira mais fácil quando preciso.

Boa alimentação

Um prato balanceado, colorido, e com alimentos saudáveis melhora o funcionamento do seu corpo e mente. Alguns alimentos, inclusive, são bastante indicados para manter uma memória impecável. Morango, linhaça, quinoa, salmão, tomate, uva, chás verde, branco ou vermelho e ovo prometem manter a mente sempre alerta

Atividade física

Mexer o corpo favorece sua saúde de um modo geral. E a saúde da mente também está inclusa no pacote. Os exercícios físicos melhoram a função cardiovascular, aumentam o fluxo sanguíneo do cérebro e promovem o crescimento dos neurônios. Além disso, também estimulam as conexões do hipocampo, área responsável pela memória. Que tal usar o seu celular para ser muito mais saudável?

Gostou das dicas? Conta pra gente seu segredo para não esquecer aquela informação importante.

 

Comentários