O risco de contaminação pelo coronavírus está em todos os lugares com circulação de pessoas. Uma simples sacola de supermercado pode distribuir o vírus para vários lugares, por exemplo. O doutor em Ciências da Saúde e professor da UNINASSAU -Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju, Cliomar Alves, dá dicas para evitar o contágio da Covid-19, em situações consideradas simples do dia.
O doutor explica que é importante manter um comportamento equilibrado antes, durante e depois da passagem por supermercados ou lugares onde exista movimentação de pessoas e itens expostos à manipulação. "Talvez esse tipo de estabelecimento seja o ponto de maior ‘socialização’ em tempos de coronavírus. Diante da necessidade de abastecimento das casas e do crescente número de pessoas contaminadas, algumas dicas são fundamentais para reduzir as chances de contrair o vírus", observa Cliomar.
Em linhas gerais, a orientação básica é sempre andar com um frasco de álcool em gel, evitar mexer em produtos e, principalmente, levar as mãos ao rosto. Ele afirma que não há necessidade no uso de máscaras mais complexas, a não ser que esteja com tosse ou espirrando – nesse caso, ele ressalta que não é indicado sequer sair de casa –, mas indica o uso das mais simples ou, até mesmo, lenços, para evitar o toque das mãos na face.
Em casa, Cliomar explica que é necessário, ao chegar do supermercado, efetuar a limpeza dos produtos, mesmo os embalados. Isso pode ser feito com o auxílio de um pano úmido em solução de cloro diluído em água, que é mais barato do que o álcool. Além disso, ele faz outro alerta. "Muitas pessoas são vistas de máscaras e luvas nos supermercados por medo de contágio, mas isso não exclui a necessidade de lavar as mãos constantemente", ressalta o cientista.
"Ao chegar no supermercado, deve-se passar o álcool em gel direto na barra do carrinho e, depois, segurá-la com um papel ou pano comum. A ideia é tentar colocar a mão protegida pelo papel na barra. Repita a operação ao sair e aplique uma quantidade generosa de álcool em gel nas mãos. Evite usar adornos, como relógios, pulseiras, anéis e tudo o que dificulte a higienização", orienta.
Outra dica de Cliomar é procurar saber os horários de pico e de menor movimento nos estabelecimentos. "A compra deve ser planejada, para não ter que pensar ou procurar. Se fizer uma lista, melhor. Assim não há hesitação e não se perde tempo", aconselha o cientista. Ele alerta ainda que é sempre bom dar preferência a embalagens fechadas por oferecerem maior segurança.
Comentários