
No mês de prevenção ao câncer mama, a Faculdade UNINASSAU Petrolina iniciou, nesta quarta-feira (16), um ciclo de palestras em empresas da região. O objetivo é orientar e alertar sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados quase 60 mil novos casos ainda esse ano.
O tema foi abordado pela coordenadora do curso de Enfermagem da UNINASSAU Petrolina, Ana Paula Andrade. “É de extrema importância que as mulheres conheçam seu corpo para que o diagnóstico do câncer de mama seja feito o mais rápido possível. A descoberta precoce, na fase inicial da doença, possibilita maiores chances de um tratamento efetivo”, destacou.
No processo de autocuidado, se algum dos seguintes sintomas forem observados, é preciso procurar o atendimento de saúde para investigação: alteração da coloração da mama, edema semelhante à casca de laranja em mamas e/ou axilas, nódulo endurecido na axila, coceira no mamilo que não melhora com uso de corticoide, entre outros.
O INCA aponta que o Brasil apresenta baixo índice de mortes por essa doença, com taxa de 13 para 100 mil, quando comparado a outros países. “A baixa mortalidade por câncer de mama está ligada, principalmente, ao acesso a diagnóstico e tratamento adequado no tempo oportuno”, frisou Ana.
A princípio, o projeto de ciclo de palestras vai beneficiar profissionais das empresas Ibacem, Viva Petrolina e Wantel. “A intenção é realizar um trabalho viral, disseminando informações importantes que interferem diretamente na saúde das pessoas e no cenário da saúde do país”, pontuou a diretora da Instituição, Anna Cristina.
Comentários