
O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNINASSAU - Centro Universitário Mauricio de Nassau promove, na próxima quinta-feira (08), uma série de debates em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
A discussão sobre “O reflexo da equiparação entre cônjuge e companheiro na sucessão” será feita pela advogada orientadora da disciplina de Estágio Supervisionado III Família, Ana Carla Berenguer, das 13h às 15h e das 16h às 18h, no NPJ, localizado na rua Joaquim Nabuco, 547, bairro das Graças. A ideia é analisar a evolução doutrinária e jurisprudencial do tratamento jurídico conferido às mulheres nas relações sucessórias, além de contextualizar social e historicamente o papel da mulher nas relações familiares.
Já o debate “O assédio moral contra as mulheres no ambiente de trabalho”, ministrado pelo advogado orientador da disciplina de Estágio Supervisionado IV Trabalhista, Joel Salgado, acontecerá das 13h às 15h e das 16h às 18h, na sala 105 do bloco F da Instituição. Além de fomentar a reflexão sobre o tema, a palestra pretende analisar casos práticos e jurisprudência que tratam sobre o dano causado à mulher nos dissídios individuais.
Na sala do Júri, os estudantes poderão assistir ao debate sobre “A situação carcerária da mulher em Pernambuco", das 16h às 18h. Durante o encontro, o advogado orientador da disciplina de Estágio Supervisionado II Penal, Thiago Guimarães, irá analisar dados referentes à situação carcerária da mulher e comparar os crimes mais comuns praticados pela classe e o aspecto social (relação de marido e mulher, gravidez).
A coordenadora do NPJ, Soraya Nunes, explica a importância de promover discussões sobre os temas. "Os debates realizados no NPJ no Dia da Mulher têm o objetivo de fomentar a discussão sobre a aplicação prática dos direitos que envolvem as mulheres, através de uma abordagem reflexiva, crítica e contextualizada", afirma.
Comentários