A prática de uma atividade física é uma recomendação geral entre profissionais de saúde. Além de deixar o sedentarismo de lado, o esporte traz diversos benefícios para manter um corpo saudável. No Dia Nacional do Ciclista, celebrado na próxima quinta-feira (19), profissionais de Educação Física dão dicas de como a prática do exercício pode auxiliar na melhora do condicionamento físico e manutenção do corpo saudável.
A prática do ciclismo oferece redução do estresse, desencadeada pela liberação da serotonina e endorfina, como explica a professora do curso de Educação Física da Faculdade UNINASSAU Belém, Natalia Costa. “O exercício estimula neurotransmissores que estão diretamente relacionados com à sensação de prazer e bem-estar. Além dos fatores relacionados ao condicionamento cardiorrespiratório, o ciclismo promove o fortalecimento das estruturas musculares, auxilia no controle de doenças crônicas, assim como, reduz o sedentarismo - um dos grandes vilões do mundo moderno”, afirmou.
A professora alerta que para iniciar esse tipo de esporte é preciso ter um preparo inicial. “Assim como todo exercício físico é necessário a preparação inicial do corpo. Por isso, a supervisão do profissional de educação física é fundamental. Atletas que buscam performance precisam ter treinos mais intensos, quase que todos os dias, visando o rendimento, alinhado ao descanso. Isso é diferente dos amadores do esporte, que podem praticar com menor intensidade”, concluiu.
Comentários