
Por Ricardo Mousinho.
A UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau em Teresina apresentou, nesta segunda-feira (31), uma palestra para os alunos do curso de Administração. Intitulado “A trabalhabilidade do administrador em tempos de pandemia”, o evento foi exclusivo para os alunos da Instituição e contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA), Roberthy Barbosa, que pontuou a urgência da atuação dos profissionais para auxiliar na manutenção dos empregos no mundo.
De acordo com a reitora do Centro Universitário, Prof.ª Dr.ª Roselane Pierot, o cenário mundial está suplicando às profissões um momento de reflexão e discussão sobre a atuação dos profissionais, pois as demandas da sociedade moderna precisam ser resolvidas adequadamente. “As profissões se transformaram e vão continuar passando por processos de transformação. E as academias, assim como as entidades de classe, têm papel fundamental de provocar essa discussão, reunindo profissionais, alunos, pesquisadores e professores para refletir um pouco sobre essas mudanças”, explicou Roselane.
A coordenadora do curso de Administração da unidade, Prof.ª Ma. Syonara Rodrigues, pontua que a profissão do administrador é um desafio em tempos normais, mas se torna uma grande oportunidade de mostrar os diferenciais para as organizações em tempos de pandemia. “Diferente da empregabilidade, a trabalhabilidade vai expor como você pode se manter em atividade dentro do mercado. Com todas essas transformações, o administrador, mesmo sendo um profissional generalista, precisa conhecer as precauções e adaptar suas técnicas à situação pandêmica, para que o mercado continue dando os resultados que as empresas esperam”, enfatizou Syonara.
O presidente do Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA), Roberthy Barbosa, esclarece que o administrador, em um mercado amplo, é um profissional estratégico para todas as empresas. Para isso, os profissionais da área precisam se situar e agir com a mentalidade de estrategista. “O mundo inteiro tem sofrido os impactos da pandemia, mas a Administração é a profissão da visão. Enxergamos tendências de mercado, pois, para toda crise existe, no mínimo, uma alternativa. Para toda dificuldade existe, no mínimo, uma oportunidade. Nós temos como salvar as empresas. E salvando uma empresa, se salvam empregos. Esse tema é bastante oportuno”, completou Roberthy Barbosa.
Entusiasmado com a experiência da palestra, o aluno do 7º período de Administração, José Eduardo da Silva, comentou a importância do contato dos estudantes da graduação com os especialistas da área, sobretudo o presidente do Conselho Regional. “Pudemos ter uma visão completa das perspectivas para a nossa área, principalmente vindo do presidente do CRA, pois conhecemos a forma e o campo de atuação dele. Foi um momento muito agregador”, finalizou José da Silva.
A proposta do evento surgiu de demandas que os alunos da graduação solicitaram, com temas que exigiam atualização e pontos a serem esclarecidos em decorrência da pandemia. Ainda que presencial, a palestra contou com 27 inscritos, obedecendo todos os protocolos de saúde no combate ao vírus da Covid-19.
Comentários