Notícias › Resposabilidade Social

Casal homoafetivo oficializará união em casamento coletivo

Temos que lutar pelos nossos direitos para sermos reconhecidos como cidadãos dignos de amar, diz um dos noivos
Assessoria de Imprensa Por: 15/07/2019 - 15:59 - Atualizado em: 17/07/2019 - 10:15
Casamento coletivo
Evento realizado pela UNINASSAU acontece no dia 17 de julho, às 15h
por Lígia Barbosa

Raony Benjamim e Leone Silva estão a um passo de concretizarem oficialmente a união que já dura um ano e dois meses. O casal, que se conheceu através de um aplicativo de relacionamento, irá legalizar a relação através do casamento coletivo que a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau em Recife realizará na próxima quarta-feira (17), às 15h, no auditório do Capiba, localizado no bairro das Graças.

Os noivos fazem parte de uma parcela da sociedade que, por vezes, precisam adiar os planos do matrimônio por diversas situações, principalmente financeira. Pensando nisso, a Instituição cumprirá todas as etapas para realizar uma festa digna deste grande dia. Nove casais oficializarão a união diante de amigos e familiares convidados. O Casamento Coletivo será totalmente gratuito e será uma celebração completa, com direito a buffet, doces, música, ambiente decorado, foto e filmagem, vestidos de noiva, ternos e muito mais. Tudo produzido por alunos dos cursos de Design, Gastronomia, estética, entre outros, além de contar com a colaboração de profissionais, empresas.

De acordo com Raony, poder oficializar a união é uma conquista importante. “Estávamos em um momento que fazia sentido para os dois termos o nosso próprio espaço. Eu não vejo o Léo só como noivo/marido, mas também como companheiro. A gente vê no outro um apoio, um porto seguro, alguém com quem eu podemos contar para absolutamente tudo. Nos sentimos casados, mas ter o respaldo legal é muito bom. Vivemos em uma sociedade na qual ainda temos que lutar muito pelos nossos direitos para sermos reconhecidos como cidadãos dignos de amar e construirmos uma vida juntos. Estamos muito felizes em podermos oficializar o nosso amor perante a Lei” afirma.

A parceria entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco e a UNINASSAU foi firmada por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Instituição. “Realizar esse evento é proporcionar a concretização de um sonho para essas pessoas. Para nós, é muito gratificante poder fazer parte disso. O casamento é um símbolo importante para a sociedade, que vai muito além de um contrato que prevê direitos e deveres matrimoniais, é a formação de uma nova família, e se traduz em união e amor”, ressalta a coordenadora do NPJ da UNINASSAU, Aline Taraziuk Nicodemos.