Por Luiza Fruet
A UNINASSAU Carpina recebeu um banco vermelho cenográfico de 68,5cm de altura e 1,44m de largura, ação do Instituto Banco Vermelho, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a violência contra a mulher. O banco, com um QR Code que leva a um site com informações sobre os serviços de atendimento às mulheres em Pernambuco, foi inaugurado nesta sexta-feira (15), na própria Instituição de Ensino Superior, localizada no Shopping Carpina.
“Por meio do banco vermelho, trabalhamos a questão da visibilidade e sensibilização, chamando a atenção da sociedade para a realidade de milhões de mulheres que são vítimas da violência e, muitas vezes, sofrem em silêncio. Como grupo educacional, reconhecemos a importância de sempre nos envolvermos com ações de responsabilidade social, sendo um agente de mudança na sociedade”, afirmou Sérgio Murilo Jr., diretor de Governança Social do grupo Ser Educacional.
“Trazer esse banco de conscientização para todos os habitantes da região, por meio da UNINASSAU, primeira Instituição de Ensino Superior a abraçar essa causa, é de extrema importância. Além disso, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria da Mulher de Carpina, vamos expandir esse projeto, ultrapassando as barreiras da Faculdade, e levar para escolas e pontos importantes da cidade este banco que é uma forma de reflexão para este problema”, comentou Luiz Carlos Borges, diretor da UNINASSAU Carpina.
Ser Mulher
O Ser Educacional oferece bolsas de graduação digital 100% gratuitas para mulheres vítimas de violência doméstica. A iniciativa faz parte do programa Ser Mulher, que conta com o apoio do Instituto Maria da Penha e Grupo Mulheres do Brasil, o qual também oferta apoio psicológico, suporte emocional e atendimento jurídico para as vítimas tirarem dúvidas e receberem assistência durante todo o processo. Os serviços são realizados nas Clínicas-Escola de Psicologia e no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) das unidades.
Sobre o Instituto Banco Vermelho
Manifesto de conscientização e combate ao feminicídio e à violência contra a mulher, o Instituto Banco Vermelho chegou ao Brasil em novembro de 2023. O projeto iniciou suas iniciativas no país por meio das instalações em espaços públicos no Recife-PE e, atualmente, contabiliza 25 unidades (bancos vermelhos), distribuídas em diversas regiões da capital pernambucana.
Comentários