
Por Ricardo Mousinho.
A experiência de seleção de candidatos durante a pandemia trouxe ao protagonismo a modalidade virtual de recrutamento. Ainda que seja a distância, profissionais de Recursos Humanos (RH) e especialistas em recrutamento reforçam as vantagens desse formato, mas alertam para o comprometimento com horário, trajes, linguagem e abordagens próprias de uma entrevista de emprego presencial.
O processo on-line de seleção promove otimização de tempo e recursos, além de possibilitar o alcance a mais profissionais, facilitando a busca por um perfil ideal. Por isso, a mestre em psicologia organizacional e professora da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina, Marissol Soares, explica que as seleções virtuais exigem mais dedicação do recrutador e maior comprometimento do candidato. “Uma seleção virtual acontece de maneira semelhante à presencial, mas não são idênticas. Cada seleção é um processo. Tanto com o recrutador, que avaliará critérios a mais e com atenção redobrada, quanto o candidato que será avaliado por meio de outras atividades além da entrevista pela internet. Mas a preparação é a mesma. Bom currículo, compromisso, responsabilidade e atenção aos critérios da empresa”, pontua Marissol.
Com a facilidade das tecnologias, os especialistas em carreiras adequam-se ao novo perfil profissional demandado, influenciando um novo modo de atuação do RH durante o processo seletivo. Por conta disso, a professora alerta para a possibilidade de falhas na seleção on-line, ratificando que o processo virtual é mais abrangente, ao mesmo tempo que exige maior dedicação e experiência do recrutador. “Para que não ocorra falhas na seleção dos candidatos, é necessário que o profissional de RH adeque novas posturas e estratégias para o recrutamento, estabelecendo critérios direcionados e condizentes com a plataforma digital. Ou seja, o recrutador precisa entender que, de modo virtual, as técnicas e abordagens serão diferentes para separar as características desejadas das dispensáveis em um perfil”, finaliza Marissol Soares.
Para os candidatos, o ideal é que haja conferência da conexão de internet, iluminação, ambiente calmo e acessórios de hardware necessários com antecedência, além de ter um contato prévio com a plataforma onde será feita a entrevista, a fim de evitar surpresas e atrasos. Além disso, os trajes devem ser iguais aos de uma entrevista presencial, e o candidato pode olhar diretamente para a câmera quando estiver falando para o entrevistador.
Comentários