
por Amanda Gehlen
Falta pouco mais de um mês para encerrar o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, que este ano será até o dia 29 de abril. A declaração é obrigatória para quem teve rendimentos tributáveis iguais ou superiores a R$ 28.559,70 em 2021, e muitos contribuintes desconhecem um fato sobre a declaração que pode ajudar muita gente: é possível destinar até 3% do imposto devido para os “Fundos da Criança e do Adolescente” e até 3% ao “Fundo do Idoso”.
O especialista em gestão fiscal e tributária, Lenilson Firmino, explica que o processo é bastante simples, mas faz uma diferença gigantesca para as instituições beneficiadas. “As doações efetuadas por meio da destinação do Imposto de Renda são uma das principais formas de captação de recursos dos Fundos Sociais municipais. É um mecanismo muito simples e efetivo para que as pessoas sejam sensibilizadas e realizem uma ação de cidadania que interfere direta e positivamente na realidade social”, reforça o especialista.
A doação pode ser feita diretamente na declaração, porém apenas no modelo completo. Basta preencher a ficha de “Doações Diretamente na Declaração”, escolher o tipo de fundo que receberá a quantia e informar o valor (respeitando os limites de 3% para cada tipo de fundo). Após calcular o valor da doação, é preciso imprimir a DARF e realizar o pagamento até a data limite de envio do IR.
“É importante frisar que este valor a ser pago será abatido do que o contribuinte deveria pagar de imposto, se tiver saldo de imposto a pagar, ou somado à restituição, se tiver saldo a restituir. Ou seja, o contribuinte não tem nenhum ônus com esse tipo de destinação, já que na verdade trata-se apenas de um redirecionamento de valores a uma instituição beneficente”, lembra Lenilson.
Para que não ocorram erros no preenchimento, Lenilson, que também é professor do curso de Ciências Contábeis do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Natal, deixa a dica: “Muitas pessoas que estão obrigadas a declarar rendimentos, seja como pessoa física ou MEI, desconhecem o procedimento ou, em alguns casos, nem tem acesso à internet ou recursos financeiros para pagar um profissional. Por isso, colocamos nossos alunos e professores à disposição para efetuar a prestação desse serviço aqui na instituição, através do nosso Núcleo de Apoio Financeiro (NAF)”.
Para agendar um atendimento com o NAF da UNINASSAU, basta entrar em contato pelo telefone (84)98817-2094. Os atendimentos estão sendo realizados nas terças e quartas-feiras, das 16h às 18h.
Comentários