Entre os dias 10 e 17 deste mês, as Calçadas Itinerantes da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau serão utilizadas no Rio de Janeiro, durante os Jogos Paralímpicos, para sensibilizar a população sobre os obstáculos enfrentados diariamente por pessoas com deficiência. Os equipamentos ficarão instalados nos quiosques de número 07 e 08 do Governo de Pernambuco, na praia do Leme.
Serão usados quatro blocos de calçadas, uma cadeira de rodas, duas bengalas e vendas para os olhos. Quatro monitores bilíngues irão orientar as pessoas para a experiência sensorial no uso das calçadas.
O coordenador de Responsabilidade Social do Instituto Ser Educacional, Sérgio Murilo, aponta essa iniciativa como primordial para que as pessoas possam sentir um pouco o que alguém com deficiência ou mobilidade reduzida passa no cotidiano. “Nada melhor do que se colocar no lugar de outra pessoa para sentir o problema. As calçadas sensoriais possuem esse objetivo. É uma experiência sensorial impressionante. Todas as pessoas poderão usar o equipamento e presenciar as dificuldades de transitar pelas calçadas do nosso país”, afirma.
Comentários