A Praça Edgar Amorim, na Jaqueira, foi palco do lançamento oficial do projeto Bike Sem Barreiras, na manhã desta quarta-feira (14). O projeto, que visa promover a inclusão social, apresentou três bicicletas inéditas e acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Idealizado pelo Instituto Ser Educacional por meio da UNINASSAU- Centro Universitário Maurício de Nassau com a parceria da Prefeitura do Recife e da Empetur através da Secretaria Estadual de Turismo, o Bike Sem Barreiras ficará disponível para população já a partir do próximo domingo (18), das 8h às 16h, funcionando de acordo com a programação da ciclofaixa – domingos e feriados. O Bicicletário foi montado na Praça Edgar Amorim, na Jaqueira, ao lado do restaurante Tokiomaki, na Av. Rui Barbosa. “O Bike Sem Barreiras é um projeto que visa acima de tudo incluir a população de um modo geral. Queremos despertar nas pessoas com baixa ou nenhuma mobilidade, o prazer em participar de uma atividade de lazer, que neste caso é andar de bicicleta. Esperamos que a adesão seja um sucesso e que, a partir deste lançamento, possamos implementar em outras cidades”, explica Sérgio Murilo, coordenador do Instituto Ser Educacional.
A iniciativa pretende inserir no Recife bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência visual, física, mental ou múltipla, de forma inédita. Os equipamentos, que no total serão três exemplares, estão classificados como HandBike, Bike Dupla e The Duet, esta última a mais especial de todas, uma bicicleta tão poderosa que carrega uma pessoa tetraplégica ou deficiência múltipla, com até 120 quilos. The Duet (O Dueto) é o nome perfeito, pois uma pessoa com deficiência sempre tem um ente que o apoia e está constantemente ao seu lado. Trata-se de um produto importado que custa mais de 5 mil dólares.
“O Bike Sem Barreiras é um novo projeto que vem agregar a inclusão social em mais espaços públicos do Recife. A acessibilidade sempre foi um tema defendido no Estado e, por isso, é gratificante podermos proporcionar a estas pessoas com deficiência e mobilidade reduzida momentos de lazer com qualidade, como já acontece no Projeto Praia sem Barreiras, que possibilita o banho de mar assistido em cinco destinos: Fernando de Noronha, no Recife, Porto de Galinhas, em Jaboatão dos Guararapes e em Tamandaré. Nossa ideia é buscar novos apoiadores e parceiros para expandir o Bike sem Barreiras para outros municípios pernambucanos”, comenta a presidente da Empetur, Ana Paula Vilaça.
Este projeto será ampliado para vários estados através do Grupo Ser Educacional em parceria com o Instituto HandsFree.
Os equipamentos estarão disponíveis para a população no próximo domingo (18), a partir das 10h, na Praça Edgar Amorim. O Bike sem Barreiras tem como apoio institucional a Aliança de Mães e Famílias Raras – AMAR, o Instituto HandsFree e a In Soluções, bem como a Prefeitura do Recife e a Empetur através da Secretaria Estadual de Turismo.
Comentários