Algumas frutas e legumes estão no período de colheita e, por isso, podem estar mais baratas e serem mais fácil de achar nesse mês. Abacate, laranja, abacaxi, beterraba, brócolis e cenoura são alguns deles. O nutricionista e professor do curso de Nutrição da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, André Nascimento, deu algumas dicas de como escolher e utilizar esses alimentos.
André destaca a beterraba por ser “altamente versátil para uso na cozinha e repleta de nutrientes”, sendo uma excelente escolha. Rica em proteínas e vitaminas A, B6, C, E e K, ela reduz o risco de doenças cardiovasculares, baixa a pressão arterial, combate a constipação intestinal e auxilia o crescimento dos ossos, entre outros. No esporte, o consumo do suco de beterraba aumenta a performance devido à grande quantidade de nitrato presente no alimento.
“Inserir a beterraba na alimentação desde cedo é muito importante. Para escolher, a casca deve ser lisa, sem rachaduras e firme. Pode usada junto com laranja, cenoura e limão num suco refrescante e nutritivo”, explica.
“A cenoura também pode ser usada em saladas, refogados, purê, bolo, e até pão. Já foi constatado, cientificamente, que a vitamina A é muito importante para a saúde dos olhos”, e completa dizendo para escolher as lisas, de aparência fresca e de cor laranja-vivo. A cenoura é rica em carotenóides, principalmente nos betacarotenos, antioxidantes importantes para a saúde da pele.
Entre as frutas, o nutricionista ressalta os benefícios do abacate. “Ele é rico nas vitaminas C, E e K e em potássio e magnésio, ajuda no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardíacas. Além disso, o abacate é rico em Glutationa peroxidase, a enzima mais antioxidante do nosso corpo. Para escolher, ele não pode estar mole ou duro demais, a casca estar verde-clara, e o cheiro acentuado, mas não demais”.
Confira uma lista com mais alimentos de colheita no mês de setembro:
Frutas: abacate, abacaxi, jabuticaba, laranja, mexerica, pera, banana-nanica, maçã e tangerina;
Legumes: abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, cenoura, brócolis, couve-flor, ervilha, inhame, pepino, pimentão e tomate.
Comentários