Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Atuação dos veterinários vai além do cuidado com os animais

A pandemia da Covid-19 mostrou para a população a atuação desses profissionais como agentes da saúde pública
Assessoria de Comunicação Por: Breno Leal 03/09/2020 - 10:44 - Atualizado em: 08/09/2020 - 10:47
Durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), quando médicos veterinários foram convocados pelo Ministério da Saúde para atuar na linha de frente de combate à doença, muita gente se perguntou como esses profissionais poderiam contribuir. Com a aproximação do Dia do Médico Veterinário, celebrado nesta quarta-feira (09), Rafaela Brito, médica veterinária e docente da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, explica que, diferente do que grande parte da população pensa, esses profissionais não trabalham apenas com animais.
 
“Médicos veterinários podem trabalhar com pesquisas, dados epidemiológicos, vigilância sanitária e controle e qualidade dos alimentos, por exemplo. As pessoas só consomem alimentos seguros graças ao trabalho desses profissionais, não só o realizado no campo, mas também nas prateleiras. Sendo ainda muito comum as pessoas se surpreenderem ao verem um profissional da veterinária atuando em um supermercado”, conta Rafaela.
 
A docente explica que a Medicina Veterinária é a ciência que melhor trabalha o conceito de saúde única (One Health), que integra como uma só as saúdes do homem, dos animais e do meio ambiente. “Durante a pandemia, os olhares se voltaram mais para o veterinário atuante na saúde pública. Tivemos pesquisas feitas por veterinários com plasma de equino, profissionais encabeçando a coordenação epidemiológica em várias cidades e atuação de destaque em supermercados, pois tivemos que redobrar os cuidados e as fiscalizações e refazer os procedimentos operacionais”, destaca.
 
Por fim, Rafaela salienta que a população precisa ser conscientizada sobre a importância do médico veterinário para a saúde da população. “62% dos patógenos humanos conhecidos são transmitidos por animais e 75% das doenças emergentes tiveram origem na fauna silvestre. Muitos escutam falar sobre zoonoses, mas poucos reconhecem o trabalho do médico veterinário. Estamos presentes nos dados epidemiológicos, atuando para evitar surtos e seus agravos, realizando pesquisas e atuando na descoberta de vacinas”, finaliza.  
 

Comentários