
Durante a pandemia do covid-19, a preocupação com os pulmões se tornou uma realidade. Alguns exercícios podem fortalecer a musculatura respiratória e até aumentar a capacidade pulmonar. Porém, especialistas reforçam que as atividades não evitam a contaminação pelo novo vírus.
Nenhum trabalho científico a nível nacional e internacional relata sobre a eficácia de exercício respiratório para tratar a covid -19. É o que garante a professora do curso de Fisioterapia da Faculdade UNINASSAU Belém, Pollyane Silva. “Exercício não é recomendado para o tratamento de pacientes com covid-19. Para quem já tinha algum problema respiratório e não apresentou os sintomas do vírus, o ideal era que antes já fizessem algum tipo de acompanhamento”, afirmou.
Atividade física é um bom exercício para quem não apresenta nenhum tipo de problema nesse sentido, segundo a professora. A importância do fisioterapeuta especialista no assunto é importante para orientar sobre os exercícios adequados para esses casos. “Uma atividade interessante e que mostrou eficácia em relação à melhora da respiração é o método do pilates. Nessa atividade, todos os seus movimentos estão associados com a respiração. Já atendi pacientes asmáticos que referiram melhora na respiração após praticarem o método”, explicou Pollyane Silva.
A professora ensina a como respirar de forma correta. “A inspiração deve ser feita pelo nariz, preenchendo os pulmões de ar fazendo com que a caixa torácica e abdômen se expandam. Já na expiração, o ar deve ser liberado normalmente pela boca fazendo com que a caixa torácica e abdômen se retraiam”, concluiu.
Dica de exercício respiratório
Inspire pelo nariz até a capacidade pulmonar máxima. Sustente a inspiração por três segundos. Elimine todo o ar presente nos pulmões. Faça duas séries de sete repetições, intensificando o exercício de acordo com a sua resistência.
Comentários