Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Aprenda o passo a passo para montar seu consultório

Veja dicas para começar e alavancar seu negócio
Por: Ruan Reis 08/09/2022 - 19:03 - Atualizado em: 12/09/2022 - 09:00
Aprenda o passo a passo para montar seu consultório
Pixabay

Não é novidade alguma que o mercado de trabalho anda cada vez mais competitivo e escasso, até mesmo para algumas áreas da saúde. Por isso, abrir um consultório pode ser uma ótima opção, esteja você finalizando a graduação ou desejando empreender.

Montar seu próprio consultório pode te proporcionar mais autonomia e uma boa oportunidade para se destacar em sua especialidade. Afinal, você vai oferecer seus serviços e construir seu nome. Além disso, com uma boa administração, seu consultório pode gerar bastante lucro.

Continue a leitura que vou te explicar o passo a passo para um montar seu consultório de sucesso!

1. Escolha bem a localização


Esse é o primeiro e fundamental passo que você deve tomar. Afinal, antes de alugar ou comprar um imóvel para abrir seu consultório, é importante avaliar o mercado e ver se existe demanda pelo seu serviço. Como também, conhecer as normas que regem sua especialidade, pois elas podem interferir no tipo de imóvel necessário para a instalação do seu consultório.


A dica é: consulte um engenheiro ou arquiteto com conhecimentos no setor da saúde e certifique-se que o local escolhido é adequado para você realizar seu trabalho, e, se necessário, assine o alvará de funcionamento como responsável técnico.


2. Invista na decoração


Como já diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”, e isso não é à toa, afinal, a decoração do seu consultório será a primeira imagem que seus pacientes terão. Por isso, ter um espaço organizado e bem decorado pode ser uma ótima estratégia para captar ainda mais pacientes, principalmente no começo do negócio.


Se você pretende abrir um consultório pediátrico, por exemplo, a dica é investir em uma decoração focada nas crianças, pois isso ajuda a criar uma boa experiência para elas e suas famílias, mesmo antes de estarem em atendimento.


3. Tenha uma gestão financeira bem organizada


Assim como qualquer negócio, seu consultório precisa ter uma gestão financeira bem organizada e clara. Você pode começar com a etapa de planejamento e plano de negócios. Para lucrar, você precisa ter o controle sobre as receitas e despesas, tudo isso através de ferramentas como o fluxo de caixa, por exemplo.


Lembre-se: É super importante que você separe o dinheiro pessoal das finanças do consultório. Mesmo que seu negócio funcione apenas com seu trabalho e o de uma secretária, é fundamental ter clareza sobre as receitas e custos que ele gera.


4. Faça seleções e contrate pessoas eficientes


Quem não gosta de ir a um estabelecimento e ser bem atendido? Pois é! Um dos fatores que colaboram para fidelizar pacientes é o atendimento. Por isso, você precisa investir em seleções e contratar pessoas qualificadas que tenham, de certa forma, uma facilidade com atendimento ao público.


Lembre-se que o atendimento do seu consultório fará com que o paciente queira voltar ou não. Cordialidade, respeito e atenção devem estar presentes desde o primeiro contato.


5. Divulgue o seu consultório


O último passo, e COM CERTEZA o não menos importante, é o marketing do seu consultório. A dica de ouro é investir em divulgação, principalmente na internet, isso fará com que seu paciente lhe encontre com facilidade e veja quais serviços você oferece, os comentários de satisfação, seu endereço e, até mesmo, os valores que você cobra pelo atendimento. 


Lembre-se que o marketing é a alma do negócio. Então, crie um perfil profissional nas redes sociais e mostre um pouco do seu trabalho, do seu consultório, do atendimento, entre outros. Tudo isso fará com que as pessoas tenham um acesso prévio do que você pode oferecer.

Comentários