Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Aprenda como utilizar os autotestes de covid-19 com segurança

Os autotestes já se encontram à venda nas farmácias de Natal, mas as dúvidas sobre o produto permanecem
Assessoria de Comunicação Por: 23/03/2022 - 11:28
por Amanda Gehlen 
 
As farmácias em Natal começaram a comercializar, na última semana, os autotestes de Covid-19. Uma das principais vantagens deles é a facilidade de utilizá-lo sem a necessidade de um profissional de saúde. O produto vem com um cotonete para coleta nasal/bucal e uma solução, que vai indicar se há presença do vírus. Além disso, não é necessário apresentar uma requisição médica para realizar a compra. 
 
A professora do curso de Farmácia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Natal, Ana Paula Ferreira, farmacêutica especialista em Biologia Molecular e Análises Clínicas e doutora em Ciências da Saúde, orienta que, antes de adquirir o autoteste, o usuário verifique se o produto possui o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Atualmente, existem mais de 96 autotestes em processo de registro na Anvisa e, destes, apenas 11 estão registrados e habilitados para comercialização. É preciso ter atenção na hora de comprar o produto, pois, infelizmente, existem locais vendendo versões falsificadas”, alerta a farmacêutica. 
 
Para a doutora em Ciências da Saúde, são três as principais preocupações que se devem ter ao realizar o autoteste: o momento da coleta das amostras, a assertividade do procedimento e a interpretação dos resultados. “O momento certo para realizar o teste deve ser sempre nos primeiros dias de sintomas, ou seja, entre o terceiro e o sétimo dia. É preciso seguir o passo a passo de acordo com as orientações do fabricante, caso contrário, o consumidor corre o risco de se deparar com um resultado falso-negativo. Outro ponto passível de gerar confusão é a intensidade da coloração da faixa apontando um resultado positivo, pois não há diferença entre uma tonalidade forte ou fraca, o resultado será positivo de ambas as formas. A única forma de resultado negativo é a ausência completa de coloração”, explica. 
 
O autoteste é mais uma ferramenta de enfrentamento à pandemia que permite identificar precocemente pessoas infectadas, estejam elas assintomáticas ou sintomáticas, dando a possibilidade do isolamento adequado e, consequentemente, a diminuindo a propagação do vírus. Porém, Ana Paula faz um alerta: “é importante frisar que o resultado positivo do autoteste não confere diagnóstico e não é válido como atestado médico, pois ambas as situações devem ser realizadas pelo profissional de saúde habilitado. Em caso de resultado positivo, o indicado é a pessoa fazer um teste em laboratório para comprovação, isso também vai notificar às secretarias de saúde para o monitoramento dos casos. Vivemos um momento de grande atenção, afinal a pandemia ainda não acabou e a ampliação de novas medidas de controle e prevenção serão sempre positivas”. 

Comentários