Você já ficou ansioso antes de fazer uma prova? Se a sua resposta foi sim, saiba que isso é um sentimento normal. Afinal, mesmo preparado(a), você não sabe o que esperar. No entanto, quando essa ansiedade começa a atrapalhar seu desempenho nos estudos, é preciso buscar meios de controlá-la.
Mas como?
Em conversa com o professor do curso de Psicologia da UNINASSAU, Cleyson Monteiro, conseguimos extrair 5 dicas de como você pode diminuir a ansiedade antes de fazer uma prova acadêmica.
Continue a leitura para saber!
1. Desenvolva o autoconhecimento
O autoconhecimento é ferramenta importante para quem deseja ser menos ansioso. Por exemplo, se você sabe que a prova pode lhe gerar sofrimento antecipado, estabeleça metas e critérios que possam te ajudar a superar esse momento de tensão.
A dica é: ouça música antes da avaliação começar, leia alguma coisa que goste, faça alguma atividade ou converse com os amigos para aliviar a pressão pré-prova.
2. Planeje sua rotina
Tenha um planejamento da sua rotina, pois isso é fundamental para lhe dar mais segurança na hora da avaliação. Afinal, quando uma pessoa vai fazer uma prova e se planeja tem, de certo modo, mais segurança. Isso aliviará o sentimento de ansiedade e lhe dará uma estabilidade emocional.
3. Não minimize sua dor
É muito importante não pormenorizar as suas condicionantes, ou seja, não fique achando que aquilo que está sentindo é besteira, pois sabemos que é bastante comum ter o hábito de minimizar o sofrimento, e não existe sofrimento pequeno.
Quando se está estudando para ter a possibilidade de fazer algo importante, isso pode gerar uma tensão, é nesse momento que você não pode minimizar o sentimento.
A dica é: sempre procupe pensar que você pode melhorar um pouco mais. Obviamente, dentro do limite que você tem.
4. Acredite em você e fique perto de pessoas que lhe fazem bem
Outra coisa importante é sempre acreditar que é possível superar o sentimento de ansiedade. Uma dica é estar perto das pessoas que lhe fazem bem. É óbvio que quando se está com pensamentos negativos e que puxam para baixo, eles tendem a deixar as pessoas ainda mais tensas. Consequentemente, quando se começa a ter pensamentos positivos e pessoas que ajudam, isso distensiona.
A dica é: procure evitar pensamentos negativos e focar nos positivos para que você possa fazer uma boa prova e evitar o famoso "apagão".
5. Você não é perfeito(a)
Outro ponto muito significativo é que você precisa ter a convicção de que não é perfeito e tem limites. E quando se tem limites, é preciso respeitá-los, porque se não você mesmo se agride.
É preciso ter um ponto de equilíbrio, inteligência emocional. E o que seria isso? O equilíbrio entre a razão e a emoção.
A dica é: aproxime-se das coisas que lhe fazem bem, pois quando você faz isso, fica mais relaxa, o que, consequentemente, lhe deixa menos ansioso para fazer uma prova.
Comentários