
Olinda e Recife, as cidades irmãs, celebram, neste sábado (12), 487 e 485 anos, respectivamente. As inúmeras particularidades dessas cidades a tornam o ponto turístico principal de quem visita o estado. Além, é claro, de serem o orgulho dos moradores locais.
Entre as belezas e encantos, as duas cidades têm algumas curiosidades bem interessantes. Pensando nisso, listamos os 7 melhores fatos curiosos sobre Recife e Olinda que você precisa conhecer. Confira!
1. Galo da Madrugada: o maior bloco do Brasil
O Galo da Madrugada é um dos maiores blocos carnavalescos do país, se não o maior! Quem vem à cidade do Recife curtir o Carnaval, se encanta com a folia e a diversão que o bloco proporciona. O Galo foi fundado em 1978 e reúne hoje milhões de foliões. Por conta da pandemia da Covid-19, já fazem dois anos que o bloco não vai à rua.
2. O primeiro grito de independência aconteceu em Olinda
Isso mesmo que você leu! O primeiro grito de independência da nação aconteceu em Olinda antes da inconfidência mineira. Isso porque no dia 10 de novembro de 1710, o sargento-mor Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em prol da independência nacional no Senado da Câmara de Olinda.
3. A primeira Sinagoga das américas está em Recife
A sinagoga Kahal Zur Israel, localizada no centro histórico da cidade de Recife, foi fundada no século 17 no período da ocupação holandesa. Suas instalações disponibilizam hoje o arquivo histórico judaico de Pernambuco.
4. A primeira Faculdade de Direito do Brasil estava em Olinda
Para quem ainda não sabe, os primeiros cursos jurídicos no Brasil foram fundados no dia 11 de agosto de 1827, com a criação de duas faculdades de Direito: uma em Olinda e outra em São Paulo. Hoje, a Faculdade de Direito está localizada no centro de Recife e integra a Universidade Federal de Pernambuco.
5. Recife: o maior consumidor de uísque do mundo
Faça chuva ou faça sol, os recifenses estão bebendo um copo de uísque. Isso quem diz é a revista Whisky Magazine, que publicou um artigo citando a cidade como a maior consumidora per capita da bebida do mundo. “A cidade de Recife, no nordeste do Brasil, é conhecida por ter a maior taxa de consumo per capita de uísque do mundo”, diz o trecho do artigo. A revista não divulgou nenhum dado em relação a isso, mas já é uma curiosidade bastante interessante.
6. O Homem da Meia-Noite não é um boneco gigante
O Homem da Meia-Noite é considerado muito mais que apenas um bloco carnavalesco ou boneco gigante que desfila no centro histórico de Olinda, é considerado calunga. A figura do sorridente cavalheiro, está associada ao candomblé, pois foi no dia 2 de fevereiro de 1932, data dedicada a Iemanjá, que ele desfilou pela primeira vez na tradicional folia da cidade. O Homem da Meia-Noite fica confinado o ano inteiro e só sai à meia noite do sábado de zé pereira, com raras exceções.
7. Uma das rua mais bonita do mundo está em Recife
A rua do Bom Jesus, localizada no Recife Antigo, é considerada a terceira rua mais bonita do mundo. Isso de acordo com a revista norte-americana Architectural Digest. Não é pra menos, quem passa pela rua se encanta com sua arquitetura colorida, as altas palmeiras e a rica história do local.
Comentários