Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Alunos levam Saúde do Trabalhador para empresas

Atividades envolvem mais de 100 estudantes do curso de Fisioterapia

Assessoria de Comunicação Por: Vinicius Albuquerque 06/09/2016 - 15:41
Desenho retratando a postura correta ao usar o computador, com a coluna ereta, comparando com a postura errada
Atividades envolvem mais de 100 estudantes do curso de Fisioterapia

Mais de 100 alunos do 6º período de Fisioterapia da UNINASSAU - Faculdade Maurício de Nassau, em Natal, estão desenvolvendo um trabalho de estímulo à saúde do trabalhador em empresas da capital potiguar e em Parnamirim. A atividade faz parte do estágio curricular obrigatório e foi iniciada neste mês com colaboradores da própria instituição de ensino superior, mas já está sendo ampliada para outras empresas com foco nas áreas administrativa e operacional. 

Nas atividades, que envolvem práticas diárias, 115 estudantes divididos em três turmas trabalham ginástica laboral, exercícios de alongamento e ergonomia com foco na melhoria da saúde física e qualidade de vida. Pequenos grupos são formados e os alunos vão se revezando no atendimento durante os próximos três meses, com atividades de aproximadamente 30 minutos por dia. Outras ações mais rápidas estão sendo feitas durante as Semanas Internas de Prevenção dos Acidentes de Trabalho (Sipats) em grandes empresas como restaurantes, companhias de transporte e shoppings.

A professora Larissa Melo, preceptora responsável pelo trabalho que é feito no bloco A da faculdade, no bairro de Capim Macio, explica que os funcionários estão sendo convidados a participar das atividades durante dois horários disponíveis ao longo do dia. Além disso, os alunos realizarão o "Pitstop da Ergonomia", onde eles irão em cada setor aplicando um questionário sobre postura e sugerindo adequações ao ambiente de trabalho. 

"Fazemos tudo baseado na NR-17 que é a norma da ABNT - Associação Brasileira de Normais Técnicas - que trata da ergonomia", explica a preceptora. Outras ações previstas são a realização de um Dia da Massagem e Relaxamento e uma Roda de Conversas para ouvir funcionários e entender sobre as principais doenças ocupacionais que eles podem enfrentar.

Comentários