Alunos do curso de Medicina da Faculdade UNINASSAU realizam, no dia 27 de maio, uma ação para marcar o Dia Internacional da Tireoide em um shopping da Zona Sul do Recife. O evento, no dia 27 de maio, tem como foco alertar a população sobre os problemas que podem acometer a glândula, além de esclarecer mitos e verdades sobre as doenças ligadas aos hormônios tireodeanos.
A ação realizada no Shopping Recife conta com a participação de alunos do curso de Medicina de diferentes períodos. A professora e médica endocrinologista Lúcia Cordeiro, responsável pela organização do evento, lembra a importância da prevenção. “As doenças na tireoide podem causar sintomas como a indisposição e aumento ou diminuição de peso, mas também podem ser assintomáticas. Então é preciso ficar atento”, afirma a docente.
As queixas mais comuns relacionadas aos distúrbios nos níveis de hormônios produzidos na glândula são cansaço, falta de energia, ganho de peso, indisposição e até mesmo falha na memória. “A questão é que esses são sintomas que podem estar relacionados a outras doenças, são inespecíficos, então é importante realizar o autoexame e ir ao endocrinologista caso o paciente note alguma alteração na tireoide”, informa a professora da UNINASSAU.
Além de ensinar como as pessoas podem realizar o autoexame, a ação também irá realizar um questionário de qualidade de vida em doença benigna da tireoide com os frequentadores do mall. O resultado da pesquisa será compilado para criar um panorama sobre como a problemática atinge parte da população.
Comentários