Há 4 meses, a Faculdade UNINASSAU de João Pessoa vem desenvolvendo diversas atividades para ajudar moradores de rua e pessoas com psicodependências, na capital paraibana. O projeto de extensão “VIVARTS – Vida, Arte e Saúde” é realizado por alunos do curso de Enfermagem que estão no 4º e 8º períodos, assim como alguns concluintes.
Segundo a professora do curso de Enfermagem e responsável pela ação, Rayanne Santos, os alunos fazem diversas atividades com o objetivo de ajudar as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “Nós fazemos visitas a uma casa de acolhimento da Prefeitura Municipal de João Pessoa, onde funciona o projeto “Chega junto”, no bairro Quadramares. Lá fazemos intervenções com aferição de pressão, verificação de peso, escuta qualificada, rodas de conversas com temas da saúde e dinâmicas”, destacou.
Ainda segundo a professora, a ação permite que os alunos conheçam outras realidades. “Atualmente a equipe é formada por seis extensionistas e nosso objetivo é sempre estar próximo dessas pessoas que estão em situação de rua e os que fazem uso de substâncias psicoativas. Buscando sempre uma abordagem humanizada, alegre e criativa para criar vínculos”, finalizou Rayanne Santos.
Comentários