Na última terça-feira (11), alunos do 4° semestre do curso de serviço social da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Mercês. Os estudantes visitaram o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), localizado no bairro da Sussuarana em Salvador.
Durante a aula externa, os alunos puderam entender como o INCRA atua na administração de terras públicas, além de gerir a distribuição dos recursos e as políticas de controle e de reforma agrária.
Segundo o professor de Movimentos Sociais e Mobilização Social da UNINASSAU, Júlio César, levar os discentes para uma atividade fora da Instituição é importante para melhor compreensão prática dos assuntos abordados em sala. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o INCRA e analisar o papel que os movimentos sociais exercem para a proposição e controle de políticas públicas, como funciona o órgão e suas garantias”, disse.
Preservação do meio ambiente, redução da violência e pobreza, a história dos quilombolas, além dos trâmites necessários para reconhecimento de terras foram assuntos tratados pela autarquia na visita. A aluna Claudia Pita destaca o que mais gostou na aula. “Ao visitar o Incra, tive uma ideia e o conhecimento firmado sobre os movimentos sociais, das pessoas que lutam por posse de terras”, disse.
Comentários