De 13 a 24 de agosto, alunos do curso de Direito da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Maceió, irão participar do II Concurso do Júri Simulado Antônio Aleixo Paes de Albuquerque. O evento é uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, através da Escola Superior de Advocacia – ESA/AL.
O Concurso tem como objetivo estreitar a relação entre teoria acadêmica e prática jurídica, por meio de simulações de processos criminais transitados ou julgados. A coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da UNINASSAU, Rita Malta, destaca a importância da ação para o conhecimento e formação profissional. “Nossos estudantes irão atuar como advogados e promotores no Tribunal do Júri. Esse contato com a prática profissional é fundamental para que eles possam ir se familiarizando com a rotina jurídica”.
Os estudantes da UNINASSAU estão participando de um treinamento, dentro do estágio supervisionado, preparatório para o Concurso. De acordo com o professor e orientador do NPJ Lucas Dória, a iniciativa otimiza toda a teoria apresentada em sala de aula. "Os estudantes terão a oportunidade de entender na prática como se procede um júri, acompanhando o passo a passo processual, o debate entre a defesa e promotoria, entre outros. Estarão colocando em prática as atividades que passarão a executar", explicou.
A atividade acontecerá na sede da OAB/AL, na sala do Conselho. Ao final, uma Comissão irá divulgar quais participantes apresentaram melhor condução no processo. Os candidatos receberão premiações para o 1º, 2º e 3º colocado.
Comentários