Alunos da UNINASSAU desenvolvem receita com casca de banana à milanesa

O motivo da criação foi uma pesquisa de aceitabilidade que irá compor o TCC da dupla
Assessoria de Comunicação Por: 19/12/2018 - 15:11
Imagem mostra estudantes apresentando o prato
Estudantes apresentaram a receita aos alunos e funcionários da Instituição
Por Breno Leal

Todo mundo fala que comemos primeiro com os olhos, o que é verdade. Quando o prato é desconhecido, por exemplo, muita gente decide comer ou não a partir do visual. Pensando nisso, os alunos Luiz Martins e Franciely Tenório, da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Maceió, desenvolveram uma receita nutritiva e atrativa.

Em uma primeira vista, é fácil dizer que se trata de um frango ou peixe. No entanto, ao provar, o sabor agradável e surpreendente não entrega do que se trata: casca de banana à milanesa. A receita, pouco conhecida, já existia, mas foi adaptada pelos estudantes para melhorar o sabor e a textura. Trata-se de um teste de aceitabilidade do sabor, aparência e até cheiro do alimento, que servirá para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da dupla.

“Nosso tema fala sobre o aproveitamento integral dos alimentos e aborda o desperdício de comida no mundo. Muitas pessoas, por falta de conhecimento, jogam fora a casca da banana e de outras frutas que poderiam ser reaproveitadas”, explica o estudante Luiz Martins.

Dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) mostram que, anualmente, 1,3 bilhão de tonelada de alimentos são desperdiçados no mundo. “Uma alimentação com o aproveitamento integral dos alimentos pode contribuir para a redução dos impactos negativos ocasionados pelo uso irracional dos recursos naturais, podendo assim elaborar receitas criativas, sustentáveis, nutritivas e com ótimos sabores”, pontua Luiz.

Os dois estudantes prepararam a receita e, durante uma manhã, receberam alunos e funcionários da UNINASSAU para provar. Franciely Tenório ficou feliz com o resultado da atividade. “Graças a Deus, só ouvimos elogios das pessoas que experimentaram nossa banana à milanesa. Todos aprovaram a receita!”, comemora.

Luiz e Franciely relatam que a grande maioria das pessoas que experimentaram a receita não acreditaram que a matéria-prima era casca de banana e disseram que o sabor se assemelhava com frango e peixe. Por causa dessa boa aceitação, eles acreditam que esse prato pode ser facilmente incluído em refeições, substituindo a carne, por exemplo.

“Acreditamos que ela pode ser substituída por uma proteína animal, principalmente pelas pessoas que são vegetarianas, pois, além dela ser fácil de fazer, tem o sabor excelente e um aroma muito bom”, diz Franciely.

Para a coordenadora de Nutrição da UNINASSAU, Alana Aquino, essa atividade mostra a evolução dos alunos durante os cursos. "Eles conseguiram perceber em uma coisa que eles jogavam fora na casa deles uma alternativa de reaproveitamento, o que nos deixa imensamente satisfeitos. Num país onde muita gente morre de fome, saber que essas cascas de bananas e outros alimentos podem ser reaproveitadas é muito importante", afirma.

Sobre o fato dos estudantes apresentarem esta receita como possível substituta da proteína animal para os vegetarianos, a coordenadora Alana Aquino ressalta que este é um sinal dos bons profissionais que a UNINASSAU está formando. "Eles se preocupam com todo o público que terão que atender lá na frente", explica.

Luiz conta que foi gratificante receber os elogios e opiniões do público e que algumas pessoas que afirmaram não gostar de banana, após provar a receita deles, pediram para repetir. “Teve até gente que pediu a receita para preparar em casa”, celebra o estudante.

A casca da banana possui antioxidante e é rica em nutrientes como potássio e fósforo. Além disso, possui um índice de proteína, lipídio, cálcio e ferro.