Alunos da UNINASSAU criam jogos que simulam realidade de empresas

Atividades lúdicas podem ser uma boa forma de reter o conhecimento e treinar equipes
Assessoria de Comunicação Por: 18/06/2019 - 17:27
Imagem mostra alunos explicando os jogos
Jogos foram criados pelos estudantes de Administração
Por Sílvio Melo

Alunos do sétimo período do curso de Administração da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Campina Grande, desenvolveram jogos que simulam situações reais do ambiente de trabalho. O desafio foi proposto como atividade da disciplina simulação gerencial e o objetivo foi desenvolver habilidades gerenciais e de liderança nos alunos.

Ao todo, foram desenvolvidos sete jogos, cada um contemplando áreas distintas do ambiente empresarial e administrativo de uma empresa, como eficiência, gestão, liderança, tomada de decisão e produção. A iniciativa teve como objetivo trabalhar de forma lúdica e multidisciplinar, auxiliando na formação acadêmica, além de preparar os alunos para o mercado de trabalho e apresentar, de forma simulada, situações do dia a dia de uma empresa.

“Os resultados superaram as expectativas. Os alunos tiveram pouco tempo para o desenvolvimento dos jogos e foi um período muito rico, no qual eles puderam desenvolver a experiência em um ambiente de trabalho em equipe e de inovação. Tudo foi desenvolvido por meio de pesquisas e experimentação”, disse a professora da disciplina simulação gerencial, Mayvonne Morais, que coordenou o projeto.

Ainda segundo a professora, o ensino com a utilização deste tipo de ferramenta traz diversos benefícios para os alunos. “Esse tipo de simulação proporciona diversas oportunidades para que o aluno, mesmo antes de entrar no mercado de trabalho, possa conhecer situações comuns à maioria das empresas”, afirma.

Para o aluno Edson Luís Veríssimo, que participou do projeto, a utilização dos jogos no ambiente acadêmico proporciona uma percepção mais realista do mercado de trabalho. “Participar da criação dos jogos e entender os conceitos aplicados nessa dinâmica me deram uma visão mais real do ambiente empresarial e administrativo. Pude ter uma real noção do papel dos líderes dentro de uma empresa”, destacou.

Mesmo após a formação acadêmica, esses jogos também podem ser usados dentro das empresas, por líderes, gerentes e administradores, para fixar conceitos, desenvolver o senso de oportunidade e ensinar equipes a lidar com situações complexas sem o risco de uma operação real.