Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Aluno de Engenharia Mecânica desenvolve amassador de latinhas

O objetivo é de melhorar a qualidade de vida dos catadores
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Braz 06/06/2017 - 17:52
Imagem mostra homem manuseando um amassado de latinhas
O estudante está aperfeiçoando o projeto e já quer patentear o equipamento
Foi observando a dura rotina dos catadores de latinhas que um estudante do 7º período do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Maurício de Nassau, unidade João Pessoa, teve a ideia de desenvolver um equipamento capaz de amassar latinhas em poucos segundos. Tarcísio Salustiano Junior desenvolveu esse projeto, através da disciplina Mecânica Aplicada, no 6º período do curso e agora está aprimorando o equipamento para atender às normas de segurança.
 
De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Mecânica, Thalita Brandão, a cada semestre os alunos dessa disciplina surpreendem os professores com projetos muito interessantes. “No caso de Tarcísio, o equipamento de amassar latinhas já existe, mas o sistema que ele criou é completamente novo. O processo é bem mais rápido e seguro para quem trabalha com a reciclagem desse material”, destacou.
 
O estudante está aperfeiçoando o projeto e já quer patentear o equipamento, capaz de amassar uma latinha em questão de segundo. “Em uma hora podemos chegar ao número de 3600 latinhas amassadas e tudo isso com segurança. Dessa forma, o trabalhador sai ganhando porque vai conseguir amassar latinhas em um menor tempo. Além disso, contribuímos com o meio ambiente, já que vamos retirar esses resíduos da natureza e reaproveitá-los sem perder a qualidade do material”, enfatizou Tarcísio Junior.
 
Neste semestre, outros projetos estão sendo desenvolvidos por alunos da disciplina Mecânica Aplicada e um deles já chamou atenção da coordenação. “Uma equipe está desenvolvendo um braço mecânico, utilizando a impressora 3D. Ainda é um protótipo e a funcionalidade desse equipamento ainda está sendo estudada”, informou Thalita. A coordenadora lembra ainda que o uso da Engenharia Mecânica na Medicina tem sido frequente e que no próximo semestre será criada a disciplina de Bio Materiais, em que os alunos vão trabalhar com materiais voltados para essa área.
 

Comentários