O estudante da UNINASSAU - Centro Universitário Mauricio de Nassau, Lucas Botelho, participará do Campeonato Regional de Goalball, em Recife, nos dias 13, 14, 15 e 16 de julho. O jovem de 19 é aluno de Publicidade e Propagada na unidade Maceió e pratica a modalidade há 3 anos. Ele conheceu o esporte em 2013, mas foi só em 2014 que começou a treinar profissionalmente. "Em 2013 meu treinador entrou em contato comigo dizendo que queria começar o Goalball aqui em Maceió. Juntamente com a Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly, conseguimos iniciar a prática em 2014", explicou.
Lucas Botelho participará dessa etapa do regional junto com Edson Pedro, Lucas Vinicius e Daniel e vai disputar pela categoria masculina um lugar no pódio. A Associação Atlética Anthares (AAA), time que vai representar Alagoas no campeonato, também estará participando com uma equipe do time feminino. A modalidade rendeu a medalha de bronze para o Brasil nas Paralimpíadas do ano passado (2016).
O técnico e presidente da associação, Marcelo Gualberto, acredita que Alagoas pode sim, trazer medalha para casa. “O time feminino está indo para adquirir mais experiência, porém no masculino temos chances de conquistarmos um pódio. O primeiro, segundo e terceiro lugares, se classificam para o Campeonato Nacional ”, disse.
Os treinos acontecem no Clube dos Oficiais, toda segunda e quarta-feira. Para Lucas todo esforço é um degrau para uma conquista maior. "Quero dar o meu melhor e, quem sabe, futuramente, chegar a seleção brasileira, mas é bem difícil e tenho que me dedicar", relatou. Além dos treinos de Goalball, na sexta-feira eles fazem um treinamento de condicionamento físico no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), em Maceió.
A AAA nasceu no ano de 2000 trabalhando com esportes convencionais e em 2005 deu início ao terino com os esportes adaptados. O primeiro foi o Paravôley ou Vôlei Sentado. O Goalball é o único esporte que não é uma adaptação de um esporte convencional, ele foi criado e desenvolvido para deficientes visuais.
Comentários