
Por Ricardo Mousinho.
O setor cultural foi um dos mais impactados durante o período pandêmico, sobretudo em cidades históricas pequenas ou de interior. Tratando dessa observação, a aluna de Arquitetura e Urbanismo do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau em Teresina, Juscimeire Mendes, produziu o artigo "Cultura como instrumento para promoção da qualidade de vida: um estudo de caso da cidade Oeiras - PI". O material será apresentado em Novembro, no IV Encontro Latino-americano e Europeu sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis - EuroELECS 2021, de forma on-line e transmissão direta de Salvador- BA.
Redigido em dupla, o artigo também contou com a participação da arquiteta e professora de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário, Thiscianne Pessoa. De acordo com a professora, o objetivo do trabalho foi compreender como o setor cultural e turístico se comportou durante o ano de 2020 em Oeiras, cidade que dista cerca de 280 km de Teresina. "A Juscimeire é minha orientanda de TCC e ela planejou trabalhar com o desenvolvimento de um centro cultural em Oeiras. Então, a partir desse estudo, percebemos a necessidade de compreender a cultura local e como a cidade reagiu durante o isolamento social. Ela fez uma pesquisa de centros culturais regionais, a cultura local e educação municipal e a relação de tudo isso com a cultura oeirense. Trabalhamos em conjunto e finalizamos o artigo para apresentar no EuroELECS", explicou a arquiteta.
De acordo com Juscimeire, foram analisadas a situação do setor cultural no período de março de 2020 a março de 2021 e como a pandemia impactou a vida dos turistas e daqueles que tiram seu sustento do turismo cultural. "Quando a professora Thiscianne me apresentou o EuroELECS, um evento de reconhecimento internacional e que trabalha temas voltados para uma arquitetura social e sustentável, fiquei muito animada em tentar participar, pois a proposta trazida este ano é Sustentabilidade e Resiliência, dando enfoque na atual conjuntura da pandemia da Covid-19. As pesquisas foram intensas e é muito emocionante receber esta aprovação. Eu pude entender melhor que cultura não é apenas um lazer, mas a identidade de um povo", explicou a formanda.
EuroELECS
O EuroELECS 2021 é um evento científico que objetiva conectar academicamente os países europeus e os países da América Latina. A edição deste ano tem como tema: Sustentabilidade e resiliência: novos modelos para um mundo (pós) pandêmico. Em 2021, as apresentações acontecerão entre os dias 10 e 12 de novembro, de forma on-line, com a realização da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Comentários