
Por Adriana Severo.
Os alinhadores ortodônticos são aparelhos removíveis e transparentes que vêm caindo no gosto de muita gente, justamente pela questão estética, por serem transparentes. Usar o aparelho vai além de questões estéticas e está mais é indicado para pacientes que precisam melhorar dentes desalinhados e mordidas erradas, por exemplo.
De acordo com Olga Benário Vieira Maranhão, professora do curso de Odontologia da UNINASSAU, o tratamento consiste em “utilizar os alinhadores, por pelo menos 22 horas por dia. Deve ser removido apenas durante a alimentação e higiene bucal. O efeito depende diretamente do correto tempo de uso e precisam ser trocados a cada duas semanas”.
Para que o tratamento seja bem-sucedido, é importante que o paciente utilize o aparelho ortodôntico corretamente, de acordo com as orientações de um profissional. Também é preciso ter cuidado para não danificá-lo, guardando adequadamente na caixa apropriada enquanto não estiver usando e evitar se alimentar com o aparelho, pois pode pigmentar ou quebrá-lo.
“Esse tipo de aparelho tem suas indicações, assim como qualquer outro. Então é indispensável uma consulta com uma profissional especialista, para assim entender se este tratamento se adequa ou não ao caso proposto. Tantos pacientes jovens, adultos e crianças podem utilizar os alinhadores. Não há restrição em relação à faixa etária, apenas no que diz respeito ao problema apresentado pelo paciente e sua colaboração com a utilização do aparelho”, destaca Olga.
Comentários