O leite materno é rico em enzimas, anticorpos e hormônios. Entre os nutrientes estão as proteínas, lipídios, carboidratos, vitaminas e micronutrientes. Mas, não são todas as mamães que produzem o leite materno, então a doação é um gesto necessário e que salva vidas. O Ministério da Saúde (MS) informa que, anualmente, 150 mil litros de leite são distribuídos para as unidades neonatais do país.
A coordenadora do curso de Enfermagem, da UNINASSAU Petrolina, Ana Paula Andrade, destaca que o aleitamento é capaz de reduzir em 13% os casos de mortalidade infantil. “O leite materno tem tudo que o bebê precisa até os 6 meses de idade. Os benefícios são inúmeros: proteção contra diarréias, infecções respiratórias e alergias; redução do risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta; além de diminuir em 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos”, explica.
Mas, quem pode doar? “Toda mulher que amamenta é uma possível doadora”, frisa Ana. É preciso estar saudável, não fazer uso de medicamento que interfira na amamentação e ter cuidado com as etapas de preparo, higienização, coleta, armazenagem e conservação do líquido.
“Depois de coletado, o leite pode ficar se resfriado por até 10 dias e depois de descongelado não pode ser congelado novamente”, alerta a coordenadora. O frasco que vai armazenar o leite deve ser limpo com água e sabão e fervido por 15 minutos, além da doadora estar com touca na cabeça, máscara e mãos e braços higienizados.
Cada 300ml de leite materno humano atende até dez recém-nascidos por dia. Para quem deseja doar, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano de sua cidade e, também, poder obter informações pelo número 136.
Petrolina
O Banco de Leite Humano Biama está localizado na avenida Joaquim Nabuco, no centro de Petrolina. O atendimento é das 7h às 18h, inclusive finais de semana e feriados. Para outras informações, o telefone de contato é o (87) 3202-7067.
Comentários