Por Alexander Sales
O empreendedorismo negro no Brasil existe desde a época colonial e é majoritariamente feminino. Além de ser focado no meio comercial, está geralmente ligado à necessidade financeira. É também um meio bastante solitário, afirma a pesquisa "Afroempreendedorismo Brasil", realizada pela RD Station em 2021. Sobre esse tema, a UNINASSAU Digital promove uma palestra virtual gratuita no dia 20 de abril, às 16h. A palestra será ministrada pela especialista em Gestão em Marketing, Fernanda Lira.
Ser uma pessoa negra empreendedora no Brasil é um desafio enorme. Elas sofrem com o preconceito constante em relação às suas capacidades, com a desconfiança, precisando provar diversas vezes sua situação regular para bancos e agências, por exemplo. A falta de visibilidade no mercado, que é composta em sua maioria por homens brancos, é também um dos muitos fatores enraizados no racismo estrutural.
"Acredito ser um desafio em dobro para um empreendedor negro. Em nossa sociedade, a triste realidade é que pessoas negras precisam se esforçar além do seu máximo para serem reconhecidas nos em seus meios. Fazer seu negócio, ou investimento, crescer e ser validado é, no mínimo, cansativo. É importante ter jogo de cintura e uma rede de apoio nesses casos”, afirma Carolina Cunha, coordenadora do curso de Fisioterapia da UNINASSAU Digital, organizadora da palestra.
Os interessados em participar podem se inscrever por meio do site extensao.uninassau.edu.br. Os inscritos receberão o link de acesso à palestra por e-mail.
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