Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Adiamento de concursos públicos: como continuar com os estudos?

Especialistas na área do Direito e Nutrição dão dicas de como manter os estudos durante pandemia
Assessoria de Comunicação Por: Diogo Cordeiro 29/09/2020 - 18:00
A crise do novo coronavírus provocou mudanças em todos os setores da sociedade, entre eles, a educação, com o adiamento e cancelamento de diversos concursos públicos programados para acontecer este ano em todo o país. Mesmo com a maioria das atividades sendo autorizadas para voltar de forma gradual, os concursos públicos, pela sua característica de necessitar de grandes espaços para comportar milhares de concurseiros, ainda estão adiados.  
 
Mas, como manter o foco e disciplina nos estudos nesse momento de mudanças? O advogado, professor em preparatórios para concursos e coordenador do curso de Direito da Faculdade UNINASSAU Maracanaú, Márcio Plastina, explica que esse momento é de manter a rotina e fazer um cronograma de estudos.  
 
“A pandemia pegou todos de surpresa, inclusive quem está se preparando para diversas provas agendadas para 2020. A principal dica é manter a calma, continuar com a rotina de estudos e se manter atento para mudanças nos editais”, frisa Márcio. Além disso, o professor ainda explica que, quem se prepara para esse tipo de prova, também precisa levar em consideração ao tempo de estudo dedicado para o concurso.  
 
Segundo o coordenador da UNINASSAU, não adianta estudar oito horas por dia e não conseguir absorver todo o conteúdo estudado. “Muitas horas de estudo não está associado a qualidade. Vale mais estudar 2 a 3 horas e absorver toda a matéria, do que estudar o dia todo e não entender o que foi estudado”, ressalta.  
 
Outra dica do professor é praticar alguma atividade física, seja frequentar academia, fazer uma caminhada ou até mesmo passeio de bicicleta. “O exercício físico contribui para o rendimento nos estudos, garantindo saúde e melhor condicionamento”, explica.  
 
Em complemento, a nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Fortaleza, Lianna Cavalcante, ressalta que a alimentação tem papel fundamental para um organismo saudável e, consequentemente, para dar mais qualidade de vida, inclusive nos estudos.  
 
“O bom funcionamento do organismo se dá por meio de uma alimentação equilibrada. Em termos de quantidade é possível destacar os carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, ou seja, o arroz, pão, ovo, carne, frutas e verduras”, disse a nutricionista.  
 
Ainda segundo Lianna, quando o indivíduo se alimenta de forma correta é possível ter mais disposição para uma rotina de estudos e trabalhos. “Uma dica que eu dou aos pacientes que estudam para concursos é trocar o café pelo chá preto, pois ele contém teanina, que são substâncias que melhoram o metabolismo e ajudam na melhora do foco e concentração”, finaliza.  
 

Comentários