O mercado nerd e geek tem se consolidado no País, pela facilidade de acesso ao conteúdo de internet, e ganhado novos adeptos. Diante dessa expansão, os admiradores de tecnologia, quadrinhos, filmes e jogos poderão participar do I Congresso Geek, promovido pela UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau. O evento, destinado a adolescentes, jovens e adultos será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, das 9h às 17h do dia 28 de setembro..
O congresso receberá especialistas em diversas áreas que irão debater a ascensão desse segmento ligado à ficção e à fantasia, inclusive contará com a participação do desenhista da Marvel e da DC Comics, Thony Silas, e do roteirista da HQ A Noiva, Eron Villar. Os renomados pernambucanos irão roteirizar e ilustrar uma página do próximo quadrinho Reconnectors, ao vivo, para a plateia conhecer todo o processo e depois ver a página pronta. Eles também irão bater um papo sobre "O processo criativo da HQ A Noiva: como produzir uma revista em quadrinhos", que fala sobre a Revolução Pernambucana.
Palestras como "Realidade Virtual e Aumentada", "Aplicações da arquitetura na cenografia de Dr. Estranho" e "A influência do som na série O Demolidor" também estão na programação. O encontro contará ainda com concursos de física aplicada e de química dos efeitos especiais voltados para alunos do Ensino Médio. Este último visa aliar a cultura pop com a potencialidade de produção dos efeitos especiais através de reações químicas controladas. Os participantes deverão propor uma roteirização de cenas que envolvam elementos do universo Marvel e DC e que exijam efeitos visuais fundamentais em reações químicas, como explosões, maquiagens mutáveis, ambientações coloridas, dentre outros.
A programação tem início com as boas-vindas do vice-reitor da UNINASSAU, Antônio Neto, e, em seguida será apresentada pelo professor Vasco Patú.
A coordenadora acadêmica de Exatas e idealizadora do evento, Heloísa Pimentel, sempre apreciou esse universo e reconhece a relevância do congresso no cenário atual. "O mundo Geek é bastante presente no nosso dia a dia. Ele reúne conceitos e conhecimentos de tecnologia, física e química de forma tão lúdica que nem mesmo percebemos sua influência", afirma.
Interessados em participar devem se increver por meio do site da UNINASSAU, pagar uma taxa ou colocar um código promocional que pode ser obtido junto à direção das escolas parceiras da UNINASSAU.
Programação
9h - Abertura
Vice-reitor da UNINASSAU, Antônio Neto
9h15 -
Apresentação do Congresso Geek -
Vasco Patú
9h30 -
Realidade Vitual e Aumentada: A tecnologia aplicada aos universos Marvel e DC
Palestrantes: Francisco Magalhães, André Ferreira e Henrique Pimentel
11h30 - Aplicações da arquitetura na cenografia de Dr. Estranho
Palestrante: Lenira Melo
13h30 - Explicações da Física para viagens no tempo de The Flash
Palestrante: Carlos Almeida
14h30 - Aplicações da química nos efeitos especiais de Arrow
Palestrante: Antenor Parnaíba
15h30 - A influência do som na série O Demolidor
Palestrante: Gera Vieira
16h - "O processo criativo da HQ A Noiva: como produzir uma revista em quadrinhos"
Palestrantes: Desenhista Thony Silas e roteirista Eron Villar
I concurso de física aplicada/ I congresso de química dos efeitos especiais
Serviço
Congresso Geek
Quando - Quinta-feira (28), das 9h às 17h
Onde - Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda
Comentários