Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


6 dicas para organizar seu canto de estudo e se dar bem neste semestre

Se você é desses que tenta estudar, mas tem dificuldades saiba: nada está perdido!
Rebeca Ângelis Por: 21/08/2018 - 10:47 - Atualizado em: 21/08/2018 - 14:18
6 dicas para organizar seu canto de estudo e se dar bem neste semestre
6 dicas para organizar seu canto de estudo e se dar bem neste semestre

Conseguir se concentrar na hora dos estudos nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente, em meio a distrações como celular, televisão e várias outras atividades que se acumulam durante o dia. Outra inimiga nessas horas é a bagunça, que consegue atrapalhar qualquer bom rendimento.

Se você é desses que tenta estudar, mas tem dificuldades devido aos itens citados acima, saiba: nada está perdido! Tudo tende a fluir quando você opta pela organização e aprende melhor a definir suas horas de dedicação às disciplinas. Para alcançar bons rendimentos, é sempre bom começar pela raiz do problema: organização.

Quando você otimiza suas demandas, as ideias, metas e resultados tornam-se cada vez mais positivos. Sendo assim, que tal começar este segundo semestre dando um up no seu canto de estudos? Separamos uma lista com 6 dicas básicas que comprovam: é possível se organizar e conseguir boas notas. Confira!

1-Escolha um espaço limpo e organizado

O lugar que você escolhe para estudar interfere muito no sucesso de seu aprendizado. De nada adianta trabalhar a mente em um local com bagunça e com coisas em excesso que, na maioria das vezes, só atrapalha na concentração. Por isso, uma das primeiras regras é ter um cantinho organizado, com a sua cara. Vale um espacinho no seu quarto, um lugar na sala, uma varandinha improvisada, qualquer lugar. O que importa mesmo é ser um lugar que você possa se concentrar e organizar seus objetos de estudo.

Faça desse local escolhido um “santuário” aconchegante e limpo. Tenha por perto apenas o que você irá precisar, descarte os papéis que não servem mais e guarde os demais que lhe são úteis.Crie um mural no seu cantinho para colar recadinhos e conceitos importantes, assim sempre ficará visível.

2- Estude em uma mesa

Se fosse para assistir uma boa série ou filme, certamente, a posição deitada ou inclinada seria uma boa pedida. Mas quando se trata de manter o foco nos estudos, a dica é a velha mesinha, em prol da boa postura.

Quando você estuda deitado o sono e a moleza logo batem e toda sua concentração te leva a desmotivação em concluir o aprendizado. Já sentado, com postura correta e em uma cadeira confortável, a aprendizagem aumenta e você se sente mais motivado no que está fazendo.

3-Afaste coisas que lhe tiram o foco

Na hora de estudar a regra a cumprir é: foco no aprendizado! E para não sair da linha vale afastar todas as tentações que possam lhe roubar a atenção. Estude por pelo menos duas horas mantendo a distância de barulhos, dos equipamentos eletrônicos em geral, principalmente do celular, objetos visuais que tirem sua vista dos livros, ou a própria bagunça. Trabalhe sua mente para separar as coisas na hora dos estudos, essa regra é fundamental para não sair da linha e perder o foco.

4-Crie um calendário com cronograma semanal

Não é questão de ser metódico, o que vale é ser organizado. Sendo assim, montar um calendário semanalmente com suas demandas e atividades de estudo é uma tarefa mega importante. Vale colocar na parede, deixar marcado em destaque alguns detalhes importantes e frisar em todo campo visual de seu canto de estudos para que você não esqueça de executar nada.

Mas se liga! É importante também definir com prudência o que você, dentro de seu tempo, vai conseguir fazer em cada dia determinado.

5-Ouça música enquanto estuda

Alguns especialistas já comprovaram que ouvir música enquanto se estuda ajuda absorver melhor o conteúdo. Além disso, facilita na forma de relaxar descansar a mente enquanto se trabalha a leitura. Sendo assim, à todos os amantes do bom e velho fone de ouvido, vale a dica! Opte por músicas instrumentais, que auxiliam na concentração e não te fazem perder o foco cantando qualquer refrão.

Em geral, elas agem na frequência cerebral, deixando o pensamento mais fluido e a mente mais propensa ao foco, diminuindo a intensidade das ondas cerebrais. Se você ainda não é um adepto dela concomitante aos estudos, vale a tentativa!

6-Tenha corpo e mente sãos

Da mesma forma que você escreve para lembrar das disciplinas que não quer esquecer, pode fluir quando você criar lembretes positivos. São as frases positivas que irão te motivar a persistir em seus objetivos diários, mesmo quando faltar aquela disposição.

Portanto, se achar aquela frase incrível que sempre  te motiva a ser mais forte, escreva, releia algumas vezes no dia e até reflita sobre. Antes e depois dos estudos, aproveite também para se alongar e relaxar. Afinal, agregar exercícios pode ser uma coisa incrível. Depende apenas de você!

Curtiu nossas dicas? Deixe seu comentário! Compartilhe com os amigos para que eles possam organizar o cantinho ideal de estudos também.

 

Comentários