Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Carreiras


5 dicas para ter um bom networking ainda na faculdade

Por: Ruan Reis 18/08/2022 - 12:46 - Atualizado em: 25/08/2022 - 09:00
Freepik

Uma coisa é certa: o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. E ter um bom networking ainda na faculdade pode te ajudar bastante a conquistar uma vaga de emprego e se destacar entre os concorrentes.

Mas afinal, o que é networking?

Networking nada mais é do que uma palavra em inglês para descrever “rede de contatos”. É uma ação que você faz para estar conectado (a) a um grupo de pessoas ligadas aos seus interesses profissionais.

Agora que você sabe do que estamos falando, confira, a seguir, cinco dicas para desenvolver um bom networking ainda na faculdade!

1. Tenha claro seus objetivos

Para criar uma boa rede de contatos, você primeiro precisa saber quais são seus objetivos profissionais. Vale a pena se questionar: Qual é a minha área de interesse? Quais são as empresas que eu quero trabalhar? Que cargo eu pretendo alcançar nos próximos cinco anos? A partir dessas respostas, você pode buscar relacionamentos mais próximos dos seus objetivos profissionais. 

2. Estabeleça novas relações e mantenha as antigas

Ter novas relações pode ampliar sua rede de contato, mas é imprescindível que você revisite as pessoas que já passaram pela sua vida. Você pode, por exemplo, retomar a conversa com um velho amigo e conhecer, através dele, outros profissionais que podem estar atuando na área que você deseja.

3. Faça contatos online e offline  

As redes sociais nos permitem encontrar diversas pessoas e estabelecer uma grande rede de contatos, mas é interessante que você também tenha conexões fora delas. A dica de ouro é mesclar o online com o offline, sempre levando em conta a preferência e a disponibilidade da pessoa com quem você quer fazer contato.

4. Siga empresas que te interessam 

É importantíssimo saber as ideias e diretrizes das empresas que você tem interesse em trabalhar. A dica é: siga as organizações de seu interesse nas redes sociais e busque observar o que é dito sobre ela, quem comenta e, se achar interessante, estabeleça contatos com as pessoas.

5. Networking é uma via de mão dupla

Nunca esqueça que fazer networking é uma via de mão dupla. Afinal, muitas pessoas tendem a querer muita coisa do outro sem dar nada em troca. Por isso, seja simpático (a), esteja disposto (a) a ajudar, aberto (a) ao diálogo e, claro, busque ter uma comunicação assertiva.

Comentários