
Dominar o mercado de trabalho é o desejo de muitos jovens. Não é para menos. Diante da concorrência cada vez maior, é essencial procurar desenvolver, ainda na graduação, as próprias habilidades e mostrar que já é um profissional que sabe lidar com os diferentes desafios que aparecem.
Para te ajudar ainda mais nessa tarefa e desenvolver suas próprias habilidades, conversamos com o professor do curso de Psicologia da Uninassau e headhunter, Cleyson Monteiro, que listou quatro dicas essenciais para você. Confira!
1 - Planeje sua carreira
A primeira dica importantíssima é ter um planejamento de carreira, que pode ser construído dentro da universidade ou através de profissionais que atuam no mercado. De que forma você pode fazer isso? Estabelecendo metas, analisando e descobrindo quais são as suas habilidades, e, principalmente, qual é a área que mais tem interesse em trabalhar.
2 - Seja um profissional multifuncional
O mercado de trabalho moderno tem exigido profissionais multifuncionais. O que seria isso? São colaboradores que têm uma visão amplificada da sua atuação, que não atuam em apenas em um único mercado e têm conhecimentos técnicos nas áreas que possuem mais afinidade. Ao somar tudo isso, esses colaboradores demonstram o nível de conhecimento e habilidades técnicas suficientes para se adaptarem aos novos contextos que estão surgindo com a contemporaneidade.
3 - Tenha a capacidade de reaprender
Outra dica muito importante para você dominar o mercado é baseada no que o teórico Alvin Toffler fala da necessidade de desaprender os conceitos e as construções baseadas nos modelos mentais que nós temos, e reaprender na nova dimensão moderna que o mercado está exigindo. Ou seja, você deve ter a percepção que precisa da base teórica e dar uma nova conceituação das melhores práticas dentro desse novo contexto que estamos vivendo.
4 - Resista às frustrações
É óbvio que durante a evolução profissional, o colaborador passará por muitos desafios, angústias e sofrimentos. Por isso, é muito importante que se consiga superar essas adversidades. Para ter resistência às frustrações, é preciso que os jovens profissionais, ainda na graduação, entendam que durante o percorrer da carreira, haverão desafios que deverão e terão que ser superados, e a melhor forma de superar é tendo segurança e procurando pessoas que possam ajudar.
Comentários