Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


5 coisas sobre Tiradentes que você precisa saber

Considerado um herói que lutou na Inconfidência Mineira, movimento separatista brasileiro, Tiradentes foi condenado à morte por enforcamento.
Marcele Lima Por: 20/04/2020 - 18:19 - Atualizado em: 20/04/2020 - 18:19
.
CC
21 de abril é feriado nacional, dedicado a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Neste dia em 1792 ele foi enforcado e esquartejado por agir contra os interesses do império. Principal personagem da Inconfidência Mineira, revolução de caráter separatista, Tiradentes foi o único a confessar os planos separatistas da revolução e foi condenado por isso. Muitos anos depois, em 1965, já na primeira fase do Regime Militar no Brasil, o presidente marechal Castelo Branco, sancionou a Lei Nº 4. 897, de 9 de dezembro instituindo Tiradentes como o Patrono da Nação Brasileira.
“Tiradentes, gente comum, influenciou de maneira consolidada a Inconfidência Mineira.  Foi minerador, comerciante, militar e ativista político atuando nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em pleno ciclo do ouro, se levantou e instigou outros indivíduos a se levantarem contra a execução da derrama e o domínio português, entre outros fatos”,  explica a professora de história, Cristiane Pantoja.
 
Confira 5 curiosidades sobre Tiradentes
 
Não tinha cabelo grande e nem barba
Tiradentes, além de dentista, daí o apelido, era militar e, geralmente, militar não usa cabelo e nem barba compridos. A imagem que temos pelos livros de história é diferente do que de fato era a imagem do inconfidente. Inclusive, no dia do enforcamento ele estava de cabeça raspada, sabe-se disso porque ela foi exposta nas ruas do Rio de Janeiro.
 
A cabeça
Enforcado, Tiradentes foi cruelmente esquartejado, e como forma de “servir como exemplo” para outros revolucionários, ele teve partes de seu corpo expostas pela cidade do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A cabeça dele foi roubada do local onde foi deixada e até hoje não se conhece o destino que levou.
 
A casa de Tiradentes
Após a condenação a casa de Tiradentes foi demolida. A raiva que tinham do revolucionário era tão grande que salgaram o terreno onde estava construída para que nada mais pudesse brotar no solo daquele local.
 
Tiradentes?
Ao contrário do que diz o apelido, Joaquim José da Silva Xavier não gostava de arrancar os dentes de seus pacientes, só fazia isso quando realmente não havia jeito. Foi revolucionário até nisso, já no Brasil Império buscava sempre os tratamentos para os problemas dentais de seus pacientes. Utilizava-se de coroas artificiais que ele mesmo criava feitas de marfim e ossos de boi para ajudar na qualidade da mastigação das pessoas que necessitavam.
 
Últimas palavras
“Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria”, teria dito Tiradentes ao ouvir sua sentença de morte. Alguns relatos ainda dizem que depois que subiu os degraus para a execução, ele teria dito ao homem que o mataria a frase: “seja rápido”.

Comentários