Ainda é comum achar que um pedagogo esteja habilitado apenas para trabalhar com alfabetização de crianças. Na verdade, a pedagogia se apresenta como uma área da educação bastante ampla, que pode oferecer vários caminhos para quem a escolhe. Muito além da sala de aula, o pedagogo pode trabalhar em editoras e até em desenvolvimento de jogos. Separamos cinco áreas para você saber como um pedagogo pode ir além da sala de aula. Confira!
Empresas
No ambiente corporativo, o profissional atua com pedagogia empresarial. Sua função visa promover e reconstruir em equipe os laços de companheirismo, criatividade e respeito. Na metodologia, o pedagogo atua em prol das mudanças de comportamento provocadas nas pessoas, de modo que colaboradores melhorem a atuação profissional e pessoal.
Psicopedagogia
Um psicopedagogo estuda processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. É ele quem identifica dificuldades e transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, usando psicologia e antropologia para analisar o comportamento do aluno. Na prática, a psicopedagogia pode ser aplicada em pacientes de hospitais, ONGs, centros comunitários, além da consultoria para estudantes e familiares.
Hospitais
Voltada para crianças e adolescentes internados, a pedagogia hospitalar pode ser aplicada como forma de acesso à educação para pacientes doentes. Mais do que ensino, cabe ao profissional prestar um atendimento humanizado, no intuito de melhora e adequação de atividades às condições do aluno-paciente.
Variadas atividades lúdicas e recreativas fazem parte da metodologia, como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas.
Tecnologia
Um profissional de pedagogia pode ser necessário para desenvolvedores de softwares focados em jogos virtuais ou programas educativos. Nessa indústria, o pedagogo exerce a função de assessorar a equipe com conteúdos e metodologias pedagógicas.
Editoras
Na linha editorial de livros didáticos, também cabe ao pedagogo a missão de elaborar histórias e materiais recreativos e educativos diversos. Nesta área, o profissional pode atuar em editorias de materiais didáticos para ensinos infantil e fundamental.
Ficou interessado no curso com tantas possibilidades? Faça nosso vestibular!
Comentários