A abertura do ciclo de palestras do 3º Congresso de Multidisciplinar de Saúde recebeu estudantes, profissionais, interessados e pesquisadores que tiveram a oportunidade de assistir palestras com diversas temáticas como: novos paradigmas da Nutrição; avanços tecnológicos; as diversas atuações da Estética e Cosméticos; o cuidado da Fisioterapia; Psicologia e suas intervenções, perspectivas para o desporto pós-olimpíadas e muito mais.
Abrindo as palestras do dia, o VIII Congresso Nacional de Enfermagem, trouxe a conferência “O papel da integração ensino-serviço comunidade no cuidado interdisciplinar na saúde”, com o doutor em Enfermagem, Lucas Pereira que apresentou o modelo de formação profissional atualmente utilizado. Na sequência César Pedersotti, apresentou os desafios e urgências na introdução da máscara laríngea nas urgências. A doutora em saúde da criança, Aloisia Pimentel ilustrou sobre as causas da procura do pronto socorro, as manobras avançadas da pediatria e a humanização no atendimento pediátrico. Por fim, o papel do enfermeiro obstetra na condução do parto humanizado ficou sob o comando da mestre em Saúde Humana, Thaise Torres. No turno da tarde a programação foi dedicada à apresentação de trabalhos acadêmicos.
Com a temática perspectivas para o desporto pós-olimpíadas, o I Congresso Nacional de Educação Física iniciou o ciclo de conferências com Carlos Mulatinho, doutorando em Educação Física, que abordou as políticas públicas voltadas para o esporte. Em seguida, o doutor em Educação Física, Sergio Cahú pontuou sobre a fisiologia do exercício e a prática do esporte, com cases de sucesso onde a fisiologia proporcionou o avanço do rendimento esportivo, a exemplo do nadador americano e medalhista olímpico, Michael Phelps, e do velocista brasileiro Wanderley dos Santos. Ao final, o mestre em alto rendimento, Bruno Simões, que ilustrou sobre a a capacidade física de cada modalidade esportiva, as tendências contemporâneas e experiências de sucesso com alto rendimento. A tarde, a programação destacou a metodologia de ensino dos esportes coletivos como handebol, voleibol, futebol e basquete, ministrada pelos conferencistas Eduardo Spinelli, Iberê Caldas e Fabiano Costa.
Sobre a Psicologia e suas intervenções, o VII Congresso Nacional de Psicologia, iniciou a programação neste primeiro dia com duas mesas redondas. A primeira abordou a “A inclusão sob a ótica interdisciplinar: educação e inclusão”, e foi ministrada pelas palestrantes Julianne Gomes e Bianca Angelucci. A segunda, sob o comando de Maria Julia Kovacs e Margarida Dantas, ilustrou sobre “Os cuidados paliativos: psicologia hospitalar”, os medos, doenças e processos de luto para pacientes e familiares. No turno da tarde a programação contou com apresentação de trabalhos científicos e dois minicursos sobre Psicologia Organizacional e Técnica cognitivo-comportamental, respectivamente.
Encerrando o segundo dia de programação das conferências o II Congresso Nacional de Odontologia, iniciou com dois minicursos. O doutor em Odontologia, Glauco Ferreira, apresentou a interface entre endodontia e implantodontia. Em seguida, Tibério Cesar, doutor em Ciências do materiais, ilustrou quando utilizar os implantes dentários como alternativa para reabilitação de elementos dentários condenados.
A 3ª edição do Congresso Multidisciplinar de Saúde está sendo promovida pelo Grupo Ser Educacional por meio da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau. Multidisciplinar, as conferências se destinam aos profissionais e estudantes das áreas de Educação Física, Radiologia, Fisioterapia, Odontologia, Estética e Cosméticos, Nutrição, Medicina, Biomedicina, Farmácia, e Enfermagem.
Para esta edição, o Congresso traz como tema a “Atuação da equipe interdisciplinar e o cuidar da saúde na atualidade”, e acontece até este sábado (22), a partir das 8h, no Centro de Convenções de Pernambuco, localizado na Avenida Professor Andrade Bezerra, SN, em Olinda.
Comentários