Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


As 10 simpatias mais repetidas no réveillon

Muitos são os que apelam para uma mandinga ou outra no último dia do ano para garantir boa sorte nos 12 meses que estão pra começar. Confira quais delas são as mais famosas
Por: Paula Brasileiro 30/12/2016 - 11:19
Algumas simpatias prometem boa sorte no ano que vai chegar
Algumas simpatias prometem boa sorte no ano que vai chegar

Mais um ano vai terminando para um novo chegar. No réveillon, a festa costuma ser grande e as pessoas celebram bastante o encerramento de um ciclo para que o próximo possa começar. Além dos festejos, é comum fazer aquela 'fézinha' para garantir boa sorte nos doze meses que estão por vir. Existem superstições e simpatias de todos os tipos, mas algumas são mais recorrentes em todos os cantos do Brasil. Você sabe quais as 10 mandingas mais famosas no fim de ano? Confira.

1 - Comida

Acredita-se que alguns alimentos podem garantir prosperidade no ano novo. Um deles é a lentilha. Estas sementes crescem quando cozidas, por isso, diz-se que consumir qualquer quantidade delas no réveillon traz fartura no ano seguinte. As uvas também têm boa fama. Acredita-se que consumir 12 gomos da fruta e guardar os caroços na carteira garante dinheiro por todo o ano. Outro alimento indicado é a carne de porco - por ser um animal que 'fuça' pra frente, o que garantiria progresso. O que não deve ser consumido nesta data são as aves, porque ciscam para trás, e o caranguejo, que anda de lado.

2 - Cores nas roupas

É comum escolher com cuidado a roupa da festa e, sobretudo, sua cor. Acredita-se que cada uma delas significa algo, aquilo que você deseja ter no ano que está por começar. O branco é o queridinho da data e garante paz. Já o amarelo traz riqueza; o rosa, amor; e o vermelho, paixão. Também é usual que as pessoas se vistam com peças novas, compradas exclusivamente para a ocasião, para dar boa sorte.

3 - Pular sete ondas

Quem rompe o ano na praia pode lançar mão desta 'fézinha'. Acredita-se que pulando sete ondas do mar, após à meia noite, fará com que todos os seus pedidos se realizem. Para cada pulo, um desejo. Em seguida, deve-se sair do mar de frente para ele, só virando de costas quando tiver saído completamente da água. Isto garante que a energia negativa fique no ano que passou.

4 - Pular com o pé direito

Caso você não esteja perto do mar para fazer a mandinga anterior, pode pular em qualquer lugar, apenas com o pé direito. A ele é atribuída boa sorte e quem pratica esta simpatia acredita que, desta forma, será muito afortunado no novo ano.

5 - Beijo na boca

Dizem que beijar alguém na boca, após a virada, garante muito amor no ano que se inicia.

6 - Jogar moedas

Esta deve ser feita em casa. Reza a lenda que jogar moedas da rua para o interior da residência atrairá riqueza para todos que ali moram.

7 - Vinho e Champanhe

Estas duas bebidas são usadas como imãs de sorte. Indica-se ingerir qualquer uma delas, de preferência em taças de cristal, em pequenos goles - fazendo pedidos - e ao terminar a mentalização jogar o conteúdo restante para trás, por cima do ombro.

8 -  Fazer barulho

Acredita-se que gritar, bater panelas, apitar, batucar, ou qualquer coisa que faça muito barulho, espanta o mal e o azar. A barulheira deve começar exatamente à meia noite.

9 - Faxina

Fazer uma limpeza daquelas em casa, no último dia do ano, também ajuda na busca por boas e novas energias. É preciso varrer o lugar dos fundos para a porta de entrada, colocar todo o lixo pra fora e trocar a roupa de cama.

10 - Portas abertas

Diz-se que deixar as portas de casa abertas durante a passagem faz com que o ano velho saia por completo para que o novo entre.

 

Comentários