Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


10 alimentos para manter mente e corpo saudáveis durante estudo

Acompanhamento nutricional é importante para uma adequada ingestão de alimentos
Por: 13/05/2022 - 08:50 - Atualizado em: 13/05/2022 - 09:26
Ovos, leite, grãos e oleaginosas estão entre os alimentos saudáveis. Crédito: Freekip

Escrito por Suellen Fernandes

Estudar requer disciplina, dedicação e disposição. Se a sua alimentação está regular e seu corpo hidratado, já é um bom caminho. E falando em alimentos, é importante ter uma ingestão de forma adequada que vai ajudar seu corpo a se manter ativo, reter energia, e funcionando de maneira adequada e com nutrição.

Então aqui vão 10 alimentos fáceis de consumir para manter todo seu organismo preparado para você ter o melhor proveito em seus estudos.  

1. Água
É importante saber que a água é primordial para hidratar o corpo. Ela ajuda cada órgão a manter suas funcionalidades saudáveis e auxiliar na digestão de alimentos. Se você é daquelas pessoas que só sacia a sede com água gelada, então prepare sua rotina para ter sempre uma água fresca por perto, mas evite descuidar desse hábito tão essencial.

2. Ovo
Não diria que é o alimento mais querido, no entanto é fácil de encontrar e de baixo custo, além de fornecer variadas formas de consumo. Serve cozido, frito, em omeletes ou com outros alimentos.  É uma fonte de proteína e contém uma rica vitamina do complexo B chamada colina, que ajuda na memória.

3. Café
Quem tem restrição a esse alimento pode pular para o próximo tópico. Mas se não é seu caso, o café é a segunda bebida que pode servir para seu dia a dia de estudos. Ele aumenta a energia porque tem cafeína e antioxidantes, além de estimular o sistema nervoso central, ativa a adrenalina no sangue e como consequência atua como combustível no organismo. Se é com açúcar, adoçante ou puro, a escolha é sua e é uma deliciosa maneira de estudar, concorda?

4. Aveia
Presente em dietas, esse alimento além de ter baixo custo, sobretudo em lojas de venda a granel, este cereal é rico em nutrientes, promove saciedade e pode ser consumido em diferentes formas. Além de fazer bem para o intestino, a aveia também é estimulante. Aproveite para combinar com banana, mamão, outras frutas de sua preferência e papa, se for do seu gosto. 

5. Banana
Uma das frutas mais versáteis que existem, a banana é capaz de regular o sono, humor e ajudar na prevenção dos distúrbios emocionais. Sozinha ela pode ser consumida crua e frita, com outras frutas, aveia e misturada a outros alimentos e bebidas (olha a vitamina aí). Banana combina com tudo e é uma boa opção para ajudar nos estudos.

6. Oleaginosas
As oleaginosas têm grande quantidade de selênio, cálcio, potássio e magnésio que favorecem a diminuição do estresse, melhora da memória e energia. Nesse grupo estão as castanhas, nozes e amêndoas, ricas em gordura boa que ajuda no bom funcionamento do cérebro. Algumas doses diárias fortalecem o rendimento.

7. Peixes
As opções são muitas para consumir esse alimento rico em ômega 3, uma substância considerada muito importante para o desenvolvimento do cérebro. Consumir peixe auxilia na regeneração de células e na melhora da concentração.  

8. Feijão
O alimento faz parte do grupo das leguminosas e tem entre as opções o feijão preto, branco, lentilhas, grão-de-bico e são fontes de proteína, vitaminas do complexo B, ferro, zinco, cálcio e fibras. As leguminosas são poderosas em dar sensação de saciedade e como os demais itens recomendados aqui, são alimentos naturais e acessíveis.  

9. Arroz
Faz parte do time dos cereais e da rotina de brasileiros, assim como o feijão. Juntos, eles fazem uma bela combinação de alimentos que saciam, produzem energia e são recomendados por especialistas. O arroz é repleto de aminoácidos, vitaminas e minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.  

10. Legumes e Verduras
Legumes e verduras podem ser uma boa pedida para quem quer manter-se saudável e com disposição para os estudos. Misturados dão uma bela salada e fazem a alegria dos nutricionistas, que sempre recomendam pratos coloridos. Invista nos que mais gosta e sempre busque variar a cor! 

E um extra para quem tem ao menos uma restrição a um dos alimentos acima.

11. Leite e derivados
Presente em vários alimentos, o leite é um dos itens mais consumidos no país. É uma iguaria que pode ser ingerida em sua versão pura, tanto fria como morna. O leite pode ser encontrado em iogurtes, vitaminas e em queijos. Rico em cálcio e nutrientes, esse alimento fornece saciedade, nutrição e pode ser consumido combinado a outras refeições.


Mas vale lembrar que ter acompanhamento nutricional é muito importante para uma adequada ingestão de alimentos e melhor aproveitamento deles para sua rotina. Gostou das nossas dicas? Sonha em ser nutricionista? Então venha fazer Nutrição em uma instituição com melhor corpo docente e estrutura ideal para você colocar em prática sua experiência em sala de aula. Conheça mais sobre o curso de nutrição. 
 

Comentários